12/09/2021


128-FUTURANDO
"Vacinação anti-covid no Brasil: entre avanços e erros/4 "


1.10 Entrevista com Atila Iamarino - Doutor em microbiologia avalia que avanço da vacinação sem garantia da segunda dose e sem conter o vírus eleva o risco de contágio. Cria uma falsa sensação de segurança entre os brasileiros: "Ficamos com muita gente que só tomou uma dose e não está protegida, mas achando que está".
09.58 Descarte incorreto de máscaras polui os mares - A pandemia de covid-19 mudou muitos hábitos. Um dos principais, foi o uso de máscaras de proteção descartáveis, comprovadamente mais eficientes para se proteger do coronavírus do que as artesanais. Bilhões de máscaras foram usadas em todo o mundo desde o começo da pandemia. Muitas delas não são descartadas corretamente, indo parar, por exemplo nos oceanos. Isso pode prejudicar a vida marinha?
14.24 Morcegos: vilões ou heróis? Morcegos são animais misteriosos. Eles são geralmente acusados de transmitir doenças como a raiva e foram até considerados, por pouco tempo, os causadores da pandemia de coronavírus. No entanto, esses mamíferos têm superpoderes que podem nos ajudar a combater doenças como o cancro.
21.20 Por que pode valer a pena investir em inovações - O imunizante desenvolvido pela empresa Biontech é um exemplo de que o investimento em ideias ousadas, miradas no futuro, pode dar um retorno financeiro robusto. Antes de contribuir para o combate à pandemia, a Biontech havia acumulado perdas, que não fizeram os investidores debandarem. Eles continuiaram ali e hoje lucram mais que o esperado. Neste vídeo, o Futurando detalha como funciona a busca por quem financie projetos e firmas de inovação.

FONTE:DW Brasil

Sem comentários: