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As competências de liderança estão hoje mais do que nunca no horizonte das empresas. Com os desafios de um ambiente económico altamente volátil, derivado da pandemia que atravessamos, as organizações procuram dotar os seus executivos e diretores com as competências necessárias para liderarem equipas em ambientes altamente competitivos.
O coaching é parte tão integrante e fundamental dos seus programas de liderança que num determinado momento, os líderes dessas empresas tiveram todos... o mesmo "coach". Pode parecer curioso, mas a verdade é que Eric Shmidt (Google), Steve Jobs (Apple), Jeff Bezos (Apple) e Jack Dorsey (Twitter) foram todos coachees de Bill Campbell, um coach americano especialista em ajudar líderes a reforçarem as suas capacidades. Este facto é tão mais extraordinário sabendo que faturação anual dessas empresas conjugadas é 25 vezes o PIB português.
Bill Campbell era uma pessoa centrada nas pessoas, e tal como todos os coaches extraordinários, ajudou a perceber que a prioridade principal de um líder é o bem-estar e sucesso das pessoas que com ele trabalham. Numa relação de coaching, o coach ajuda nesse crescimento.
Sendo personalizado e mais preciso, no coaching conseguem-se trabalhar diferentes facetas de personalidade. Por exemplo, Bill Campbell (em "Trillion dolar coach", E. Shmidt et all) é reconhecido como trabalhar muito os pontos abaixo:
Bill Campbell era uma pessoa centrada nas pessoas, e tal como todos os coaches extraordinários, ajudou a perceber que a prioridade principal de um líder é o bem-estar e sucesso das pessoas que com ele trabalham. Numa relação de coaching, o coach ajuda nesse crescimento.
Sendo personalizado e mais preciso, no coaching conseguem-se trabalhar diferentes facetas de personalidade. Por exemplo, Bill Campbell (em "Trillion dolar coach", E. Shmidt et all) é reconhecido como trabalhar muito os pontos abaixo:
- Preocuparmo-nos com as pessoas, mostrando curiosidade sobre as diferentes facetas da sua vida, nomeadamente fora do trabalho.
- Ouvir, observar e ajudar a completar as falhas de comunicação entre as pessoas.
- Mostrar lealdade e compromisso.
Mas o coaching não se esgota aqui. Para além das relações interpessoais destacadas anteriormente, também comunicação e feedback são áreas que como líderes estamos em constante evolução.
Longe de ser um luxo ou uma moda, o coach tem vindo a demonstrar que é uma ferramenta profissional para todo o tipo de empresas, que cada vez mais procuram apostar numa ferramenta de desenvolvimento que vá verdadeiramente ao encontro das necessidades individuais de cada pessoa. Em conclusão, no momento de moldar um programa de liderança, as direções de recursos humanos têm vindo a descobrir este segredo: o coaching é um complemento eficaz da formação. É um investimento cujo retorno não é medido apenas pelo impacto no coachee, mas em todas as pessoas que com ele trabalham.
Na Neves da Almeida temos sido testemunhas e catalisadores desta mudança. A nossa satisfação é verificar o crescimento pessoal e profissional dos líderes com quem trabalhamos em coaching e o impacto que os mesmos têm nas suas organizações.
* Senior Consultant, Neves de Almeida HR Consulting
IN "DINHEIRO VIVO" - 22/06/21
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