.
103-FUTURANDO
Tecnologia na inclusão de pessoas com deficiência
1:06 Como funciona a interface cérebro-máquina? Actualmente, já é possível controlar um computador através da mente, tecnologia que abre novas possibilidades para pessoas com paralisia.
5:44 Conta-gotas sonoro é desenvolvido em universidade brasileira. A ideia é ajudar deficientes visuais a dosar correctamente medicamentos líquidos. Cada gota que cai no protótipo gera um efeito sonoro.
7:04 Uma deficiência física não impediu que Walter Stuber fizesse coisas que muitos, inclusive a família dele, pensavam que talvez fossem impossíveis. Por exemplo, chegar a um cargo de liderança e ser dono de um negócio. Conheça no vídeo do Futurando a história de sucesso de um homem que não teve medo de arriscar.
11:38 Conheça a técnica que cegos usam para ‘ver’ o mundo. A ecolocalização, semelhante ao sonar do mundo animal, é a ferramenta usada por cegos para perceber com a audição o que está ao redor.
16:23 “Para mim não é apenas uma ferramenta, é a minha língua materna”, conta o intérprete de língua de sinais e artista performático Rafael Grombelka. Ele trabalha como tradutor de noticiários na televisão. Para diversos deficientes auditivos, esse é um suporte indispensável de integração à vida quotidiana.
20:52 Aparelho auditivo e implante coclear: qual a diferença? Jan Röhrig é um jovem de 24 anos que tem deficiência auditiva, mas isso não o impede de levar uma vida normal e ser bombeiro voluntário na Alemanha. Ele usa um aparelho auditivo em um ouvido e um implante coclear no outro.
FONTE:DW Brasil
Sem comentários:
Enviar um comentário