104-FUTURANDO
Avanços e desafios da pesquisa espacial
1:15 O telescópio espacial James Webb deve ser lançado em 2021. Ele deve substituir parte do trabalho do telescópio Hubble e entregar imagens em 3D, com muito mais exactidão. O novo telescópio deve permitir o estudo de galáxias que se formaram há 12 milhões de anos. A astrofísica Dominika Wylezalek será uma das primeiras a pesquisar com o instrumento.
6:49 O telescópio Hubble, que nos permitiu calcular a idade do universo, podia ter sido um desastre para a ciência. No começo de sua missão apresentou um defeito. Um defeito que foi corrigido e fez com que o equipamento ganhasse fama mundial e fosse responsável por descobertas únicas. O Futurando relembra, neste vídeo, a trajetória e as conquistas do Hubble ao longo de mais de 30 anos de observação espacial.
10:11 E como funciona a pesquisa com telescópios no Brasil? Veja nesta entrevista com o astrónomo Thiago Signorini Gonçalves, do Observatório do Valongo, no Rio de Janeiro.
13:20 Na série de ficção científica Star Trek, os personagens viajam grandes distâncias usando o tele-transporte. O físico quântico Anton Zeilinger e a equipe dele conseguiram descobrir como o tele-transporte realmente funciona.
FONTE: DW Brasil
Sem comentários:
Enviar um comentário