24/02/2021

FILIPA NAMORA

 .




Porque é que o seu cérebro

 adora tectos altos?

Há alguns anos, foram revelados estudos de marketing em que questionaram se a altura do teto tinha algum impacto na maneira como uma pessoa pensa   

Uma das primeiras coisas, que um promotor imobiliário vai indicar a um potencial comprador de uma moradia, é, muito possivelmente, quando existe, um pé-direito alto. Este é, na verdade, um elemento de relevo no mercado. Parte do interesse aos tetos altos está, sem dúvida, relacionado a uma preferência geral por espaço, mas as evidências comportamentais e cerebrais sugerem que há mais do que isso. Algumas pesquisas aos nossos antepassados associam tetos altos a uma sensação psicológica de liberdade; na verdade, uma sala alta ativa as nossas tendências para a exploração espacial.

Há alguns anos, foram revelados estudos de marketing em que questionaram se a altura do teto tinha algum impacto na maneira como uma pessoa pensa. Foram recrutados vários participantes para várias experiências diferentes, sendo que modificaram as salas de estudo, de modo a que algumas tivessem tetos de três metros e outras tivessem tetos (falsos) de dois metros e meio. Foram penduradas ainda lanternas chinesas para que os participantes olhassem para cima e, conscientemente ou não, processassem a altura do teto.

Curiosamente, percebeu-se que trabalhar num ambiente de teto alto colocou os participantes com um mindset mais livre e abstrato do que uma configuração de teto baixo. Os tetos altos ainda demonstraram proporcionar uma experiência que promove liberdade, criatividade e abstração, enquanto os tetos mais baixos estimulavam um pensamento mais confinado.

Com isto, decidi enumerar as vantagens de um pé direito alto, agora num âmbito de uma sala, onde de uma forma evidente a sensação imediata é de espaço, ar e luz.

  • Eles são elegantes, fascinantes e luxuosos – e abrem o ambiente.
  • Em climas mais quentes, é mais fácil resfriar casas com tetos altos – tornando-a numa residência mais eficiente em termos de energia.    
  • Ninguém se sente confinado numa sala com tetos altos.
  • Eles aumentam o valor de revenda de uma casa.
  • Eles fornecem versatilidade para uma variedade de ideias de decoração. 

Então, qual é altura do teto adequada? As alturas mais baixas de teto podem limitar o valor da sua casa a longo prazo, no caso de decidir vendê-la. Este é um fator importante na fase de construção, é um compromisso a longo prazo, ao contrário de uma bancada de cozinha ou a escolha de tinta ou tapete que são relativamente fáceis de mudar ou atualizar. Os tetos altos também oferecem a oportunidade de desenhar janelas que podem fornecer belas vistas, aumentar a sua conexão com o exterior e fomentar a entrada de luz natural.

Portanto, enquanto está no processo de desenvolvimento da sua nova casa ou reformulação, não negligencie este recurso de destaque que pode transformar a sua moradia.

* Arquitecta

IN "VISÃO" - 22/02/21

.

Sem comentários: