02/10/2020

SUSANA ROMANA

 .




O Chega, o Direito 

e o Bairro Amarelo

Foi uma semana emocionante, na qual descobri, enquanto mulher, que os meus ovários são como lugares de estacionamento na baixa histórica: são propriedade pública, cuja disponibilidade deve ser regulada pelo Estado e que deixam muitos senhores com síndrome de pénis pequeno alterados por terem opiniões vigorosas sobre os mesmos.


Em causa está a já mítica proposta apresentada no congresso do Chega, em Évora, de retirar os ovários a mulheres que recorram à IVG. Sim, eu sei que a proposta chumbou. Mas isso não me impede de agora sugerir retirar os testículos aos seus signatários e agrafá-los aos seus céus da boca, a ver se não falam nunca mais.


Quem não se deixou abalar por nada disto foi Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros, que apareceu ao lado de André Ventura para, nas palavras da própria, “dar um beijo de amiga”. Porque, claro, é muito mais prático fazer 200 quilómetros de carro e aparecer no emprego do amigo do que mandar um WhatsApp a combinar um café e um palmier coberto.


Os últimos dias ficaram marcados por uma certa síndrome de Má Sorte Ter Nascido Com Vulva. Além da questão dos ovários, a Faculdade de Direito de Lisboa resolveu juntar-se à festa. 

O programa da cadeira de Direito Processual Penal III foi acusado de fascista, misógino e xenófobo, incluindo matérias como a “entrega pelo poder maçónico do Ocidente ao Islão”, o “aproveitamento pelo género feminista” e a “violência doméstica como disciplina doméstica”. O programa foi entretanto retirado, numa tentativa de desmantelar esta fábrica nada clandestina de pequenos Netos de Moura.


Mas isto do beijinho foi um risco e nem foi por causa da covid. Vai que Ventura se transformava num sapo e usava isso em mais uma das suas campanhas xenófobas contra a comunidade cigana?


Por falar em juízes: o juiz Rui Rangel, além de recorrer à ex-mulher e também juíza, Fátima Galante, para lhe redigir acórdãos, terá pedido o mesmo à namorada, uma advogada estagiária, Bruna Garcia do Amaral, que nunca frequentou o Centro de Estudos Judiciários. A mulher e a namorada ao mesmo tempo? Há pessoas com pancas por ménage à trois muito estranhos.


É no mínimo irónico que um juiz envolvido no julgamento de Sócrates tenha um amigo, o advogado Santos Martins, a quem ele e a mulher estavam sempre a cravar dinheiro para pagar as contas do dia a dia. Mas, afinal, onde é que se arranjam estes amigos? Há um Tinder para isto? Onde se mandam mensagens tipo “aguento a noite toda a fazer-te transferências”?


Mas relaxemos de todas estas complicações num destino paradisíaco. Inês Medeiros, presidente da Câmara de Almada, recomenda o Bairro Amarelo, um bairro social, pela sua “vista maravilhosa”. Pena que não dê para Inês ver de lá de cima um bocadinho de noção.

IN "NOTÍCIAS MAGAZINE" - 29/09/20

.

Sem comentários: