16/08/2020

PEDRO MARQUES LOPES

.






Os selvagens

Está fixada a doutrina: os adeptos de futebol são uns selvagens ignorantes.

Não podemos aparecer em programas de futebol porque sofremos dessa pestilenta doença que é amar os nossos clubes e cometemos o pecado mortal de o declarar alto e em bom som. Somos substituídos por catedráticos da bola que, claro está, são super independentes e nos explicam o que nós, tristes ceguinhos, não conseguimos ver.

Também não podemos ir aos campos de futebol. A razão é, sem qualquer pudor, explicada: não nos sabemos comportar. Fossemos nós amantes das corridas de toiros, de espectáculos de humor ou frequentássemos festas de partidos e não haveria qualquer problema, mas ir a um estádio de futebol isso é que nem pensar. Aliás, sou capaz de apostar que, apesar de sermos uns seres que em vez de falar urramos, há alguns de nós que se interessam por artes e até política. Mas, ui, mal entramos num estádio desatamos a espalhar covid como se não houvesse amanhã enquanto damos urros e cuspimos uns nos outros.

Extingam-nos, mandem-nos para casa, ponham no nosso lugar uns moços bem postos que gostam de se sentar em poltronas em frente à televisão a acenar a cabeça e a dizer "olha que boa jogada". Silenciem-nos, calem as nossas vozes, achem-nos incapazes de analisar o desporto que é o mais popular por ser o mais intuitivo, ponham nas televisões gente que andou numa qualquer escola secreta que lhes permite ver o que nós não vemos.
Montem um espectáculo sem sal e sem paixão, um jogo de fãs, mas depois arranjem-lhe um nome porque futebol não será.

A subir
Sei que Lopetegui não é popular entre os adeptos do F. C. Porto. Importa, porém, lembrar que no primeiro ano em que treinou o nosso clube fomos vítimas de autênticos roubos de igreja. Mais, foi um homem que deu sempre a cara com coragem pelo clube.

A descer
Não é de agora e até já aqui escrevi sobre isso, mas mais é demais. O espectáculo das supostas possíveis transferências que os programas de televisão transmitem passam os mais básicos limites da decência. Algo de verdadeiramente tóxico.

*Adepto do F. C. Porto

IN "JORNAL DE NOTÍCIAS"
12/08/20

.

1 comentário:

Pedro Barbosa Pinto disse...

Ignorantes parece-me exagero! Alguns são até capazes, haja um microfone por perto, de discutir qualquer tema. Quem sabe não chegarão um dia à PR!!!