13/08/2020

2360.UNIÃO EUROPEIA



2360.UNIÃO



EUROPEIA

MIGUEL TORGA
MÉDICO E ESCRITOR PORTUGUÊS
.

A escultura do rosto de Miguel Torga na raiz de um negrilho está a gerar polémica e durante o dia desta terça-feira foram muitos os curiosos que foram ver a peça a São Martinho de Anta, em Sabrosa.

A iniciativa é da responsabilidade da Junta de Freguesia de São Martinho de Anta e Paradela de Guiães, a escultura foi feita por Óscar Rodrigues, um artista que trabalha com uma motosserra, e o objetivo foi homenagear Miguel Torga na data do seu aniversário, que se assinala na quarta-feira.

José Gonçalves, presidente desta junta de freguesia, disse à agência Lusa que durante o dia desta terça-feira foram muitas as pessoas que se deslocaram à localidade para verem a peça, que vai ficar instalada no largo do Eirô, local original onde estava o negrilho de grande porte, que secou há uns anos e ficou imortalizado na obra do escritor e médico.

A raiz tem aproximadamente três toneladas. De um lado pode ver-se o rosto de Torga, onde se percebem traços característicos do autor como o nariz longo e os lábios finos, e do outro mantiveram-se as enormes ramificações que se entrelaçam e se fundem.

A peça está a gerar muitas reações, principalmente nas redes sociais, entre os que elogiam a intervenção e os que criticam, os quais, em muitos casos, defendem que a raiz deveria ter ficado inalterada. Entretanto, a Câmara Municipal de Sabrosa e o Espaço Miguel Torga demarcaram-se e esclareceram que são "totalmente alheios" à intervenção na raiz do negrilho.

"Tem muito mais sentido fazer esta intervenção no negrilho, árvore que ele imortalizou através da sua escrita. A alma, a essência, está nisso", afirmou o escultor Óscar Rodrigues. Depois de terminada a escultura, a madeira foi tratada com vista à sua preservação e proteção.

IN "JORNAL DE NOTÍCIAS"
12/08/20
.

Sem comentários: