19/07/2020

68-FUTURANDO



68-FUTURANDO
Luz artificial e luz natural:
como influenciam a nossa saúde




1:06 Como surgiu o Sol? Veja como os embriões de estrelas se desenvolvem no cosmos até o momento em que passam a brilhar.

2:44 Como a luz natural e artificial afectam a nossa saúde? Um teste avalia a diferença no quotidiano de uma médica, de um pastor de cabras e de um funcionário de escritório. O resultado alerta sobre a importância da luz certa, na hora certa.

13:08 Em tempos de isolamento devido ao coronavírus, como manter equilibrado o nível de vitamina D no corpo? E quais os perigos do excesso de luz emitido por monitores e telas? O ortopedista João Paulo Bergamaschi, coordenador de pós-graduação na USP, tira essas e outras dúvidas.

17:31 Como funciona uma célula solar? Uma animação mostra como as células fotovoltaicas geram energia.

19:14 Células solares modernas podem revolucionar a produção de energia. Cientistas alemães estudam novos materiais e o uso de lentes para aproveitar com mais eficiência os raios de luz solar. 

23:31 Nova aeronave de pesquisa funciona sem combustível e pode permanecer no céu durante meses. Combinando a tecnologia de zepelim com a de avião, cientistas desenvolveram um veículo aéreo não tripulado que se move com força própria, sem motor.


FONTE: DW Brasil 
.

Sem comentários: