10/05/2020

58-Futurando


.
58-FUTURANDO

Como foi preparada a missão que
vai desvendar os mistérios do Sol




1:19 Nosso Sol brilha há cerca de quatro biliões e meio de anos, mas apesar de todo seu poder, ele é uma estrela comum, como inúmeras outras na Via Láctea. Para atingir o diâmetro do Sol, seria necessário alinhar cem vezes a Terra, uma do lado da outra. Por meio de animações, o Futurando mostra seus campos magnéticos e as transformações químicas em seu interior.


4:43 E para entender ainda melhor as estruturas do Sol, uma sonda irá rastrear sua superfície visível e, ao mesmo tempo, mapear seu campo magnético. Toda turbulência, incluindo as tempestades solares, é gerada por estruturas pequenas no campo magnético. É por isso que cientistas querem examinar esta área com a máxima precisão possível e, para isso, contam com a nave espacial Solar Orbiter, equipada com diversos telescópios.

09:37 De volta à Terra, nossa equipe visita uma fazenda na Áustria. Cientistas querem descobrir por que pessoas que vivem próximas de vacas são mais resistentes a alergias e doenças respiratórias. Analisando a poeira de estábulos, pesquisadores detectaram uma proteína produzida pela vaca que contribui para a saúde humana.

14:48 Este Futurando responde ainda à pergunta: por que temos duas narinas? Dois olhos nos permitem ter sensação espacial das imagens. Com duas orelhas conseguimos localizar de onde vem o som. Entenda nesta reportagem qual a vantagem de se ter duas narinas.

17:34 E nesta edição, pesquisadores apresentam um novo combustível sintético, que pode ser uma solução sustentável no futuro. Gasolina, diesel e gás produzidos a partir de CO2, hidrogénio e electricidade. Mas a nova tecnologia também é alvo de críticas. O Futurando traz os prós e contras e mostra como esse combustível sintético é fabricado.


 FONTE:DW Brasil

.

Sem comentários: