11/03/2020

.

1-CASAMENTOS PRECOCES
1.4-MOÇAMBIQUE



* Nos países em desenvolvimento, uma em cada três crianças do sexo feminino ou seja cerca de 58 milhões delas, casaram-se antes dos 18 anos de idade indica o relatorio do UNICEF de 2014.

 Em sete países africanos, dentre eles Moçambique com 52%, mais de metade da população feminina casou-se antes dos 18 anos. Na África Austral, Moçambique situa-se em segundo lugar, ficando apenas atrás de Malawi. Várias razões são apontadas como causas dos casamentos prematuros, desde a pobreza, cultura e outras. E não ajuda o facto de que apenas existem poucas pesquisas que nos possam ajudar a perceber melhor este fenómeno. 

 Jangamo, é um dos distritos situado na província de Inhambane, na Regiao Sul de Moçambique com uma superfície de 1.294Km², uma população de 93.681 e uma densidade populacional de 72,4 habitantes/km², de acordo com os resultados preliminares do Censo de 2007. 

 Este distrito é um dos afectados por este fenómeno onde o sector de educação a nível local, reportou 28 casos de casamentos prematuros com menores abaixo dos 15 anos de idade verificados no ano de 2014. 

Gilberto Macuacua Editor e Apresentador do Programa Homem que e Homem na Televisao de Mocambique, conta-nos a historia.

** Reportagem editada em 2016.


FONTE:   Gilberto Macuacua

.

Sem comentários: