27/01/2020

.
HOJE  NO 
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
Vistos gold acabam 
em Lisboa e no Porto

O PS vai mesmo acabar com os vistos gold em Lisboa e no Porto, limitando-os às Comunidades Intermunicipais do Interior e às regiões autónomas. É um golpe duro neste instrumento que tem trazido muito investimento aos grandes centros urbanos mas também tem contribuído para aumentar o preço das casas.

O PS quer restringir os vistos gold às Comunidades Intermunicipais do Interior e às regiões autónomas. Na prática, isso significa que este instrumento deixa de estar disponível para os investimentos nos grandes centros urbanos, em particular em Lisboa e Porto, onde o preço das casas em aumentado de forma muito significativa.
 .
A proposta de Orçamento do Estado do Governo já pedia autorização ao Parlamento para "favorecer a promoção do investimento nas regiões de baixa densidade", mas nada adiantava sobre restrições nos grandes centros urbanos. Agora, o PS vem propor uma clarificação da norma que passa assim a ter um alcance muito maior:
A norma tem aprovação garantida. O Bloco de Esquerda, que defende o fim total e imediato dos vistos gold, já assumiu ao Negócios que aprovaria uma proposta neste sentido, e os seus votos são suficientes para viabilizarem a alteração. De resto, o PCP também mostrou alguma abertura enquanto o PSD se mostrou mais cauteloso.

Em conferência de imprensa, a líder do grupo parlamentar do PS explicou que esta alteração visa travar a especulação imobiliária, retirando pressão sobre o preço das casas nos grandes centros urbanos, ao mesmo tempo que procura canalizar o investimento para onde é mais necessário, o interior do país e as regiões autónomas.

Questionada sobre o impacto da medida no investimento imobiliário, Ana Catarina Mendes disse que com o objetivo da medida "não é afastar os investidores, mas atrair os investidores para outras zonas do país".

* - Oh Dr Paulo, a semana não começa bem, ovos avariados ontem em Aveiro e os vistos que o sr. declamava olimpicamente perdem os covis de Lisboa e Porto, mas prosápia não lhe falta como comentador e homem honrado.

.

Sem comentários: