26/01/2020



43-FUTURANDO

Plantação no fundo do mar



01:04 Existe no leito dos mares uma vegetação que está desaparecendo e que é fundamental para o equilíbrio das regiões costeiras: os prados submarinos. Eles evitam a erosão das praias, por exemplo. O Futurando traz uma reportagem mostrando um projecto para desenvolver grama marinha artificial. A grama poderia reflorestar os locais mais degradados pela actividade agrícola praticada em terra firme e o aquecimento global.

05:30
E uma plantação de frutas e verduras no fundo do mar? Você diria rápido que é utopia? Não. Não é. Um projeto na Itália montou biomas a dez metros de profundidade. São estufas aquáticas alimentadas de forma sustentável e que prometem ser uma alternativa aos modos de produção de alimento agressivos ao meio ambiente.


10:27
Você teria também uma reacção meio de dúvida se alguém te oferecesse um chips de água-viva? Outra vez não, não é mentira. Uma gastrofísica está apostando nisso. Quem provou disse que o gosto é de mar. Mas o sabor ainda pode e está sendo aprimorado com a adição de outros ingredientes no processamento.


14:45
Já que o Futurando está cheio de perguntas, mais uma: tomar café é saudável ou não? O tema sempre foi controverso. Vamos trazer uma pesquisa da Universidade de Kaiserslautern que conseguiu identificar benefícios no consumo da bebida. Só que depende do modo de prepare. Fique ligado!


19:53
No assunto saúde temos ainda uma reportagem sobre a temida artrose. Para quem não ouve muito falar da doença, ela é resultado do desgaste da cartilagem que reveste os ossos das articulações e permite que tenhamos uma mobilidade sem qualquer limitação. O problema é que em algum momento da vida a cartilagem pode ficar rígida. O Futurando vai contar o porquê isso acontece.



23:11
Nessas questões relacionadas ao corpo, fato é que a genética muitas vezes explica tudo – ou quase tudo. Os genes e o ambiente ao nosso redor têm um papel importante. Determinam, muitas vezes, a nossa forma de pensar, nossas características físicas e até psicológicas. Ficou curioso para saber detalhes? Então assista ao Futurando. 


 
FONTE: DW Brasil

.

Sem comentários: