07/04/2019

.

.
1-FUTURANDO
Animais podem prever catástrofes?


01:26 Os bichos podem mesmo prever catástrofes ambientais? Você vai ver no Futurando desta semana um projeto que quer monitorar do espaço os animais para responder a essa pergunta. O nome do projeto é Icarus. Cientistas instalaram uma antena na Estação Espacial Internacional que recebe sinais de transmissores colocados em diversos bichos ao redor do mundo. A ideia é coletar e interpretar dados sobre a migração deles. 

06:20 Vamos falar também de um software desenvolvido no Canadá que permite a comunicação entre máquinas. Um drone, por exemplo, "diz” para o outro que tipo de imagem por ser feita a partir dele para que as tarefas sejam distribuídas entre os outros equipamentos. Eles se comunicam entre eles e tomam decisões sozinhos. O objetivo é no futuro conseguir estudar a Lua ou até Marte. 

11:13 Aliás, Marte é o planeta mais pesquisado. Não por acaso, mais uma missão no astro teve início ano passado. É a missão InSight, que quer conhecer melhor o interior do planeta vermelho, que é potencialmente o mais parecido com a Terra. InSight deve trazer novos conhecimentos sobre o desenvolvimento de Marte e da Terra. 

16:40 O Futurando embarca ainda num mundo novo que é o da arte feita com inteligência artificial. Computadores criam obras que são sucesso nas galerias. Já teve até obra vendida por mais de 400 mil dólares. 

22:02 A questão que fica é: um computador é mesmo necessário para se criar uma obra de arte digna dos padrões do século 21, ou real e virtual estão produzindo uma mistura explosiva que no final das contas não contribui com o processo criativo dos artistas? Seria a tecnologia tão essencial para uma atividade que se baseia no exercício da percepção humana? Ou a percepção humana pode ser expandida por um computador? Dois artistas deram suas opiniões no Futurando. Não deixe de conferir!


FONTE: DW Brasil


.

Sem comentários: