13/11/2019

VALTER HUGO MÃE

.


 
Lula livre

Importa muito a libertação de Lula da Silva para se esperar que o Direito brasileiro seja respeitado, mormente a sua Constituição, e se siga um processo que conduza a um julgamento justo.

As provas de promiscuidade entre os tribunais e o jogo político estão mais do que expostas. As opiniões e a emoção com que vemos Lula, ou outros quaisquer, no teatro fundamental do país importa pouco perante o valor supremo do Direito e do cumprimento das regras democráticas.

Lula foi boicotado por motivos políticos, isso já não é novidade alguma e também não contende com o facto de, depois de ter sido eventualmente o melhor presidente que o Brasil já teve, se ter encontrado ao centro de uma vasta corrupção que apodreceu o PT e instalou uma rejeição irascível pela Esquerda no comum dos cidadãos.

Agora, não há exatamente uma redenção para Lula, a sua libertação já não fará muito pela evidente degeneração do seu partido. Fará apenas uma coisa, se o Brasil assim o quiser: servirá de exemplo para uma vontade de manter o país dentro de um espetro de legalidade, seguro - e seguros também os seus cidadãos - por princípios inabaláveis de boa-fé na aplicação da lei. Este exemplo é urgente, porquanto o Governo em exercício é a ameaça constante e frontal de agressão e extermínio.

Com isto, o regime de Bolsonaro, progressivamente, vai fazendo dos seus opositores verdadeiros heróis. Chico Buarque, Caetano Veloso ou Fernanda Montenegro, elevam-se acima de suas condições máximas de artistas e passam a representar uma dimensão brava, estritamente guerreira, que normalmente compete aos que deitam a mão ao poder.

Agora, Lula da Silva, liberto em profundo carisma, pedindo o fim do ódio e prometendo a sua inocência, é o muito esperado líder que, de amor novo dentro do abraço, inaugurará uma segunda fase no Governo de Bolsonaro. As coisas não têm como ser iguais. Adiada a hipótese de prender Lula é dá-lo como inocente. E Lula inocente é o cidadão mais poderoso daquela imensa nação. O extenso eleitorado que se acanhou assustado até agora poderá emergir finalmente sem mais medo porque o seu líder é uma força que voltou a saber operar.

* Escritor

IN "JORNAL DE NOTÍCIAS"
10/11/19

.

Sem comentários: