os pedagogos do regime
O sistema de ensino, tal como está organizado, destina-se, a partir de determinada fase, a manter na escola jovens que lá não querem estar.
1. Longe de ser exaustivo, recordo o que foi possível ler na imprensa dos últimos dias: uma estudante de 16 anos deu entrada no hospital de Portalegre, em estado grave, depois de ter sido agredida por um colega; aluno de 15 anos foi hospitalizado, em estado grave,
depois de ter sido agredido à facada em escola de Matosinhos; homem de
vinte anos foi detido por ter agredido um agente da PSP no interior de
uma escola, em Viseu; pai agrediu professora no Entroncamento; duas
alunas foram agredidas por um colega em Benavente; aluno agrediu três
professoras em Coimbra. Tudo isto poderá ser estatisticamente residual.
Mas é humanamente intolerável.
O programa Prós e Contras de 3 do corrente, supostamente sobre a
indisciplina e a violência que reina nas escolas, mostrou que há muitos
professores que aceitam como coisa sua aquilo que é coisa das famílias,
dos políticos e do Estado. Quando o programa ia a meio e o objecto do
debate se perdera nas retóricas retorcidas e nos egos inchados dos
participantes (excepção feita à objectividade digna de Luís Sottomaior
Braga), já o meu enjoo superava a dor da “barriguita” da filha do
“professor do ano”, muito culto e erudito, mas com alguma dificuldade em
distinguir a obra-prima do mestre da prima do mestre-de-obras.
Apesar da função dos professores ser promover o conhecimento, ensinando com independência, o programa mostrou ainda que a propaganda oficial os coloniza e leva demasiados a aceitarem que os “meninos” são grunhos e violentos porque as aulas não são motivadoras, “flexíveis” e as escolas não têm teatro.
2. A inutilidade dos “chumbos” voltou a ser tema
(chumbar um aluno “não serve para nada”, disse em entrevista a
presidente do CNE). A presidente do CNE ajudou a confundir planos de
análise que não podem ser confundidos. Se as suas proclamações ficassem
sem contraditório, a diletância poderia ser tomada por realidade. E a
realidade é bem diferente. Maria Emília Brederode está certa na
proposição (fácil é reprovar os alunos, difícil é criar condições para
que aprendam) mas erra, com dolo, quanto à solução. Porque sabe bem que
as condições não estão nas mãos dos professores mas nas decisões
políticas de quem a elegeu. Porque sabe bem que acabar com os chumbos só
se consegue baixando o nível de exigência ou criando medidas sociais de
erradicação da pobreza e de apoio à destruturação das famílias e
medidas educativas sérias (mais tutores, mais professores de apoio, mais
psicólogos e técnicos especializados, redução do número de alunos por
turma e mais meios e materiais de ensino). A alternativa que implícita e
hipocritamente sugere é a primeira. Porque sabe bem que as outras, as
sérias, são incompatíveis com as mentes captas dos seus prosélitos e com
a limpeza do balanço do Novo Banco (mais 700 milhões).
A “escola-alfaiate” (chavão “neo-eduquês” do Governo) torna-se risível quando o dono do boteco quer que o costureiro faça fatos, sem linhas nem fazenda, a partir do mesmo molde, para 30 corpos diferentes.
O
sistema de ensino, tal como está organizado, destina-se, a partir de
determinada fase, a manter na escola jovens que lá não querem estar. Em
vez de diabolizar as reprovações, seria mais interessante questionar a
legitimidade do Estado para obrigar um cidadão de 16 anos a frequentar a
escola contra sua vontade e a vontade dos pais. Porque, por muito que
esperneiem os pedagogos do regime, sem mudança radical de políticas, a
única alternativa ao chumbo é passar sem saber.
3. Na violência, como no insucesso, os pedagogos do regime escondem e
desvalorizam as causas e persistem em apontar o dedo aos mesmos de
sempre, os professores. Hipocritamente, em nome de uma “autonomia”
superiormente autorizada, orientam-nos para uma flexibilidade insensata,
uma inclusão forçada e um sucesso a qualquer preço.
Se nas escolas continuarmos a preterir o que verdadeiramente importa a favor de trivialidades aparentemente livres e avançadas, estaremos a breve trecho face a uma sociedade com duas escolas: uma, que valoriza o conhecimento e premeia o estudo e o esforço, para os que a possam pagar e para os filhos e netos dos governantes e dos pedagogos do regime; outra, para o povo, “flexível”, manicomial, carregada de planos e projectos, onde só chumbarão (e cada vez mais) os professores/escravos.
IN "PÚBLICO"
13/11/19
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