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HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
Serviço do cartão de cidadão em baixo
ou com paragens há três dias
Desde pelo menos terça feira que o sistema informático onde opera o cartão de cidadão e os demais serviços de registo se encontra com constrangimentos. O ministério da Justiça garante que o problema será regularizado em breve. Os utentes continuam a usar pouco a funcionalidade que permite tirar senhas pela internet.
Serviço informático muito lento, com paragens e
momentos em que vai totalmente abaixo, obrigando a reiniciar todo o
processo e a recomeçar os trabalhos em curso. Tem sido esta, já há pelo
menos três dias, a situação vivida nas lojas de cidadão e demais
serviços onde é pedido o cartão de cidadão e outros registos. O problema
é a nível nacional e fonte do Ministério da Justiça confirma, mas
assegura que a expectativa é que "retome a normalidade em breve".
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Durante
a manhã desta quinta-feira a situação era bastante caótica, com tempos
de espera de várias horas para senhas tiradas logo ao início do dia. O
problema informático abrange a generalidade dos serviços prestados pelo
Instituto do Registo e Notariado (IRN) e em algumas lojas, serviços como
o Casa Pronta e a Empresa na Hora, chegaram mesmo a ser encerrados por
falta de sistema informático.
"Todas as aplicações em que
trabalhamos, incluindo o cartão de cidadão e o passaporte, estão assim
há três dias e o relato que temos é de filas de espera por todo o país.
Há sítios com chamadas da polícia ao local. Tenho várias denúncias e
nalguns casos várias vezes ao longo do dia e é um desespero para
trabalhadores e para utentes", disse ao Negócios Arménio Maximino,
presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Registos e Notariado.
As
aplicações em causa incluem as do Registo Predial, Registo Comercial,
Registo Civil e Registo Automóvel. "Todas estas aplicações informáticas
se encontram com muitos constrangimentos, funcionam a espaços, mas muito
mal", explica Arménio Maximino. "Na quarta-feira, no serviço da Expo,
em Lisboa, um cidadão que pretendia pedir uma certidão do registo civil,
tirou a senha às 9:48 e foi atendido às 19:30", exemplifica.
O
STRN tem vindo a alertar para a "necessidade urgente de investimento no
sistema informático", uma vez que "as aplicações estão constantemente a
falhar, têm já alguma idade e já não serão as melhores do ponto de
vista tecnológico, e as falhas são cada vez mais frequentes e por
maiores períodos de tempo", sendo certo que "com um ‘crash’ dos registos
perderíamos informação muito importante", alerta o responsável.
Senha na 'net' pouco aproveitada
As
pessoas que acorrem às lojas para tirar cartão de cidadão continuam a
usar pouco o sistema que permite tirar a senha online. Na recente loja
de Picoas – também fortemente atingida, durante os últimos dias, pelos
constrangimentos do sistema – os funcionários continuam a atender,
sobretudo, pessoas que chegam cedo para tirar a senha e aguardam algumas
horas pela sua vez.
O sistema online permite que a senha
seja reservada por telemóvel ou no computador, logo ao início da manhã, a
partir das 8:30, através do portal dos serviços públicos, o eportugal.
No site basta encontrar o Mapa do Cidadão e escolher a loja. Uma vez
tirada a senha, o cidadão recebe uma mensagem pelo telemóvel ou no email
a indicar o número e terá de enviar uma outra mensagem, de volta, para
confirmar que recebeu. Posteriormente, quando faltarem nove números para
a sua vez, é de novo avisado por SMS (ou por mail, se preferir),
devendo então dirigir-se ao serviço escolhido.
No caso das
senhas tiradas online há uma tolerância de três números, para o caso de
a pessoa não conseguir chegar a tempo. Em todo o caso, no portal dos
serviços públicos é possível ir acompanhando em que número de senha vai e
o tempo médio de atendimento, o que permitirá gerir melhor o tempo.
* Subtilmente complex.
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