31/08/2019

MANUEL MOLINOS

.






Reféns dos políticos 

António Costa só precisa de estar sossegado para ganhar as legislativas, e não há sindicato, neste cenário político, que lhe tire das mãos as eleições já previamente ganhas. ​​​​

Após o pedido do Ministério Público (MP) para a dissolução do Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas, o BE alertou para uma coincidência perversa com um pré-aviso de greve e a CGTP estranhou que o Ministério do Trabalho não tenha percebido as "anormalidades" mais cedo. Já Rui Rio diz que "é muito difícil" não achar "que há uma intenção política".

Percebe-se o esforço reativo de alguma Esquerda de tentar colher dividendos com a ação do MP, de forma a garantir lugar numa nova "geringonça". Como também se entende que tenha ficado calada no apoio aos motoristas grevistas e quase silenciosa na requisição civil. A política é mesmo assim.

As teorias da conspiração é que são mais difíceis de aceitar e que o PSD, em desespero, embarque nelas. Dar a entender que o Ministério Público tenha como fim travar a greve anunciada para setembro e tirar de cena os grevistas incómodos até pode dar alguns votos. Mas a tese é oportunista.

É verdade que é muito importante esclarecer as razões pelas quais o Ministério Público só agora descobriu que o advogado Pardal Henriques participou na assembleia constituinte do sindicato não sendo trabalhador por conta de outrem, violando os estatutos.

Todos nós já tínhamos questionado como é que alguém poderia ser filiado e vice-presidente de um sindicato sem ter qualquer ligação à profissão. A pergunta colocou-se muitas vezes, mas estava tudo mais atento a fazer o número para as televisões e para os jornais.

Enquanto isso, António Costa segue em frente. Astuto e com discurso afinado. Crucificar o Ministério Público não é de todo suficiente para reconquistar a liderança perdida de um partido nem tão pouco está na primeira linha na defesa dos direitos dos trabalhadores que parecem órfãos de uma verdadeira voz que lute por eles. 

* DIRETOR-ADJUNTO

IN "JORNAL DE NOTÍCIAS"
30/08/19

.

Sem comentários: