02/06/2019



.
9-FUTURANDO
Como ter um sonho lúcido
.

01:17 Sonho lúcido é um dos temas do Futurando desta semana, que vai explicar como é possível ter controle sobre o que acontece enquanto sonhamos. Contar com essa capacidade nos dá a chance de treinar determinadas habilidades enquanto dormimos. Cientistas estão estudando o fenômeno para criar métodos para que mais pessoas consigam dominar o próprio sonho. Em geral, os sonhos nunca têm lógica

07:25 Vamos falar também de raiva. Será que devemos mesmo reprimi-la o tempo todo? Quando alguém grita porque está com raiva, em geral, a primeira reação de quem está perto é condenar aquela pessoa por não conseguir se conter. Mas a verdade é que a raiva nos acompanha há milênios na evolução humana e existe por um motivo. Ouvimos uma especialista que diz que devemos utilizar melhor esse sentimento.

11:53 Seguindo na temática espaço, vamos mostrar o monitoramento de asteroides. Milhares deles têm potencial catastrófico para a Terra. Nunca é demais lembrar que a extinção dos dinossauros é atribuída à queda de um asteroide. Para evitar que alguma tragédia parecida aconteça, pesquisadores estão desenvolvendo formas de desviar a rota desses corpos rochosos muito antes deles sequer se aproximarem do nosso planeta.

17:04 O programa traz ainda dados sobre lançamentos de satélites, que já são feitos há mais de 60 anos. Atualmente, há quase 2 mil deles circulando em diferentes órbitas da Terra. A questão da órbita depende da função de cada um. O Futurando vai explicar, inclusive, quais órbitas existem.. 

19:14 O que, infelizmente, está muito mais perto da Terra que a gente imagina é o lixo espacial. Muitas vezes são satélites que não estão mais em uso ou pedaços deles. O problema é que esses objetos podem atingir um satélite em uso ou até a Estação Espacial Internacional, colocando a vida de astronautas em perigo e ameaçando serviços na Terra. Uma equipe de pesquisadores quer recolher o lixo do espaço usando uma tecnologia que você só vai ver no Futurando.


FONTE: DW Brasil


.

Sem comentários: