12/05/2019

ROSÁLIA AMORIM

.






Avanços e recuos

PSD, o PS e o CDS chumbaram a reposição do tempo integral de serviço dos professores. PSD e CDS fizeram o que deveriam ter feito desde a primeira hora, mas preferiram arriscar e esticar a corda num primeiro momento e agora têm de ouvir o primeiro-ministro dizer que considera ter havido uma “vitória da responsabilidade”. Na política não vale tudo e este episódio, com este recuo dos partidos do centro-direita, demonstra isso.

Na votação final global, o texto proveniente da comissão parlamentar de Educação para a reposição integral do tempo de serviço dos professores só teve o apoio do Bloco, do PCP e do PEV. Após a votação concluída, o primeiro-ministro afastou o cenário da ameaça de demissão do governo.

O final da semana foi animado na Assembleia da República não só pela votação final global do diploma dos professores, mas também pela audição a Joe Berardo, no âmbito da comissão parlamentar de inquérito à gestão da Caixa Geral de Depósitos. O empresário afirmou: “Tentei ajudar os bancos numa altura de crise.” Quem assistiu às declarações ficou incrédulo. Mais: o comendador afiança que foram as instituições financeiras que não cumpriram os contratos de empréstimo ao não venderem quando os ativos perderam valor. Lembrou que os contratos de crédito tinham limites e que o banco deveria vender quando baixassem de determinado patamar. Mas que foram as instituições que erraram, ou seja, que não venderam as ações do BCP dadas como garantia.

A auditoria da EY à gestão da Caixa Geral de Depósitos, e que analisa o período entre 2000 e 2015, revelou que o banco público tinha uma exposição a Joe Berardo e à Metalgest, empresa do seu grupo, de mais de 300 milhões de euros. Os empréstimos a Berardo foram usados para financiar a compra de ações do BCP cuja garantia eram… as próprias ações. Títulos que acabaram por desvalorizar acentuadamente, gerando perdas significativas para o banco público.

Após todos estes anos, depois de lidos todos os relatórios, haverá ainda alguém que acredite nesta versão?

IN "DINHEIRO VIVO"
11/05/19
.

Sem comentários: