12/04/2019

.
HOJE NO 
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
ANA já entregou estudo de 
impacte ambiental do Montijo

Entidade gestora dos aeroportos nacionais descarregou estudo na plataforma da Agência Portuguesa do Ambiente.

A ANA entregou esta sexta-feira, 12 de abril, à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) o estudo de impacte ambiental (EIA) do aeroporto complementar do Montijo, adiantou ao Negócios fonte oficial da empresa. O estudo foi descarregado na plataforma da APA e será agora analisado exclusivamente por esta entidade antes de ser submetido a consulta pública.
.
A transformação da base aérea do Montijo num aeroporto civil faz parte de um acordo assinado com o estado a 8 de janeiro, o qual contempla também a remodelação do aeroporto da Portela e o encerramento de uma das pistas desta infraestrutura. O investimento a realizar pela ANA, detida pelos  franceses da Vinci, será de 1,15 mil milhões de euros.

Recentemente, lembra a  agência Lusa, o primeiro-ministro, António Costa, disse que apenas se aguardava o EIA para ser "irreversível" a solução aeroportuária Portela + Montijo, considerando haver consenso nacional sobre o projeto.

Em 11 de janeiro, António Costa admitiu que "não há plano B" para a construção de um novo aeroporto complementar de Lisboa caso o estudo de impacto ambiental chumbe a localização no Montijo e voltou a garantir que "não haverá aeroporto no Montijo" se o estudo de impacte ambiental não o permitir.

Em 8 de março, a associação ambientalista Zero anunciou que tinha interposto uma ação judicial contra a APA, para que seja efetuada uma Avaliação Ambiental Estratégica ao novo aeroporto do Montijo.

Em comunicado divulgado na altura, a Zero referiu que desde o início do processo para a escolha de um local para a construção do novo aeroporto tem alertado para a necessidade de uma Avaliação Ambiental Estratégica, em vez de uma Avaliação de Impacto Ambiental.

* A ANA manda muito, faz o que quer.

.

Sem comentários: