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IN "DINHEIRO VIVO"
16/03/19
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A mulher de César
e as marcas
O que é interessante é que o top 10 da reputação não coincide com o do valor das marcas.
De acordo com um relatório recentemente
publicado pelo Reputation Institute, a Rolex, a Lego e a Disney surgem
no topo das marcas com maior reputação do mundo.
O estudo, que é realizado anualmente há cerca de duas décadas por aquela
instituição com sede em Boston, tem por objetivo medir a imagem e
credibilidade das marcas com base na perceção que delas possuem os
principais stakeholders: os colaboradores, os clientes, os investidores,
os influenciadores de mercado, as entidades reguladoras e o público em
geral. Assim, para a edição deste ano, foi recolhida a opinião de mais
de 230 mil pessoas sobre três fatores determinantes da reputação: aquilo
que elas pensam, sentem e tencionam fazer em relação às diferentes
marcas.
A primeira dimensão tem a ver com elementos
de natureza cognitiva tais como a perceção sobre o grau de inovação da
marca, a qualidade dos seus produtos e a performance no mercado. A
segunda vertente envolve aspetos emocionais como estima, admiração e
confiança. O último fator decorre dos primeiros, tendo a ver com aspetos
comportamentais, tais como a intenção de compra e a lealdade à marca.
O que é interessante é que o top 10 da reputação não coincide com o do
valor das marcas. Com efeito, se compararmos o ranking do Reputation
Institute com o da Forbes relativo às mais valiosas, constata-se que
apenas duas marcas surgem em ambas as listagens: a Microsoft e a Disney.
Outro fator a assinalar é que dentro das dez mais valiosas há oito
marcas norte-americanas (Apple, Google, Microsoft, Facebook, Amazon,
Coca-Cola, Disney e AT&T), uma coreana (Samsung) e uma japonesa
(Toyota). Já quanto à reputação, verifica-se que nas dez primeiras temos
cinco marcas europeias (Rolex, Lego, Adidas, Michelin e Bosch), três
norte-americanas (Disney, Microsoft e Netflix) e duas japonesas (Sony e
Canon).
Não é propósito deste artigo comparar seriações com metodologias e
objetivos distintos. Contudo, sabendo que a imagem e credibilidade são
determinantes do valor das marcas, olhar para o ranking da reputação
pode dar indicações sobre como poderá no futuro evoluir o valor de
determinada marca. Porque, tal como a mulher de César, não basta ser, é
também necessário parecer.
* Professor da Faculdade de Economia, Universidade do Porto
IN "DINHEIRO VIVO"
16/03/19
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