26/02/2019

.
HOJE  NO 
"DINHEIRO VIVO"
Fitch corta rating do Montepio

A agência de notação cortou a classificação da dívida senior da Caixa Económica em dois níveis. 

A legislação preparada pelo governo para poupar os depositantes em detrimento dos obrigacionistas em resoluções bancárias levou a Fitch a baixar o rating do Montepio. A agência de notação baixou a classificação da Caixa Económica Montepio Geral em dois níveis, de B+ para B-, após ter colocado o rating sob vigilância negativa. A notação precisa agora de subir seis escalões para sair do nível visto como lixo pelos investidores. 
 .
A Fitch explica que “com a preferência total dos depositantes, os depósitos de empresas e institucionais em Portugal, a par dos depósitos de retalho e PME, serão preferenciais em relação à dívida senior não segura numa resolução ou liquidação”. Isso torna mais arriscado deter obrigações seniores, o que motivou a descida do rating da CEMG.

A descida do rating “reflete a perspetiva da Fitch de que as perspetivas de recuperação para os credores seniores não seguros numa resolução ou liquidação serão fracas devido à antecipada adoção da preferência total pelos depositantes”, refere a agência. 
Além disso, a agência nota que a CEMG se financia sobretudo através de depósitos e que o recurso a obrigações “é muito limitado nesta fase”. A Fitch nota que “isso mecanicamente reduz as perspetivas de recuperação para os credores seniores não seguros numa resolução ou liquidação”, já que o esforço para fazer face a esse custo fica menos dividido entre os diversos credores.

* Por mor do sr. Correia.

.

Sem comentários: