05/11/2018

.
HOJE NO
"DINHEIRO VIVO"
Mebo Games
com novos lançamentos a pensar no Natal

Editora portuguesa quer dinamizar o mercado dos jogos de tabuleiro

A Mebo Games tem novos lançamentos na calha já a pensar no Natal. ‘Pega Bicho’, ‘Down Force’, ‘Vende-se’ e ‘Era uma vez’ são as mais recentes propostas da editora portuguesa de jogos de tabuleiro.
.

Já o ‘Arraial’, o jogo que a editora de Gil d’Orey lançou em setembro, tem já garantidas versões em inglês, coreano, japonês e mandarim.

Inspirado nas festas populares portuguesas, o ‘Arraial’ foi totalmente criado e desenvolvido pela Mebo Games, que o apresentou, recentemente, na Spiel 18, a maior feira de jogos que decorreu em Essen, na Alemanha. Gil d’Orey, o fundador da empresa – a única portuguesa presente na Spiel -, diz-se muito satisfeito com os resultados da feira. “Correu muito bem, o ‘Arraial’ foi muito bem aceite e vendemos já uma série de licenças, designadamente para editoras nos Estados Unidos, China, Coreia do Sul e Japão”, explicou. Só nesta edição da Spiel foram apresentados mil novos jogos.

Fundada em 2010, a Mebo Games está apostada e, dinamizar o mercados dos jogos de tabuleiro, uma cultura de “que ainda não está suficientemente enraizada” no país. “O mercado português ainda não está muito maduro, mas a mudança é acentuada e rápida. A qualidade dos jogos de tabuleiro mudou muito e os consumidores percebem a vantagem de um produto que promove o convívio, com gente à volta de uma mesa, em vez de se estar a jogar, sozinho, em frente a um ecrã de computador”, defende Gil d’Orey. A empresa tem já outros dos seus jogos com edições internacionais, como é o caso do Viral, lançando o ano passado, do Estoril 1942 ou do Caravela. O objetivo do empresa é “continuar a criar produtos cada vez mais apelativos, vendáveis em Portugal mas que também gerem interesse internacional”. E há vários outros em desenvolvimento.

Quanto aos quatro novos lançamentos, são precisamente versões portuguesas de jogos desenvolvidos por uma editora francesa e cuja licença para Portugal a Mebo Games comprou. O Pega Bicho, em que todos os jogadores – podem ser de dois a seis – tentam, em simultâneo, apanhar um insecto com uma língua pegajosa, destina-se a maiores de seis anos e tem um tempo de jogo de 15 minutos. Custa 14,90 euros.

O Downforce, que promete a emoção de uma corrida automóvel de alto risco, é para dois a seis jogadores, com mais de oito anos, e custa 29,90 euros. Já o Vende-se, um jogo de compra e venda de propriedades, que alterna leilões abertos e fechados, é para três a seis jogadores com mais de oito anos. Custa 14,90 euros. Por fim, ‘Era uma Vez’ é um jogo de estratégia e de aventuras num reino de terras mágicas. Podem jogar até quatro pessoas em simultâneo e custa 24,90 euros. É sugerido para maiores de oito anos.

* Só por apostar em jogos de convívio a Mebo Games tem logo o nosso respeito, excelentes prendas para a fantasia do natal.

.

Sem comentários: