22/01/2018

.
HOJE NO 
"A BOLA"
Weah tomou posse como presidente 
num estádio de futebol

George Weah, 51 anos, tomou esta segunda-feira posse como presidente da Libéria, sucedendo à primeira mulher presidente de um estado africano, Ellen Johnson Sirleaf.
 .
O ex-jogador, que brilhou nos anos 90 e continua a ser o único africano a vencer a Bola de Ouro (95), venceu as eleições de dezembro com 61,5% dos votos, batendo o adversário e vice-presidente em exercício Joseph Boakai.

«Passei muitos anos dentro de estádios, mas o que estou hoje a sentir é incomparável», disse ele na cerimónia de tomada de posse no estádio Samuel Kanyon Doe.

«Se estivermos unidos, a nossa nação vai prosperar. Se estivermos divididos, vamos certamente falhar», referiu, referindo-se seguramente à guerra civil por que o país passou entre 1989 e 2003, com a estimativa de 250 mil vítimas.

A mesma mensagem já tinha deixado na sua conta de Twitter: «Nos próximos meses vamos ter de trabalhar mais do que nunca para ficarmos mais fortes. É a oportunidade de mostrarmos ao mundo o verdadeiro potencial do nosso país.»

Dois dias antes da tomada de posse, Weah participou num jogo de futebol amigável em Monróvis, entre os Weah All Stars e uma equipa do exército.

* Desejamos que seja tão bom chefe de Estado como foi bom jogador.

.

Sem comentários: