01/12/2018

.
ESTA SEMANA NA
"VISÃO"
Dentro do simulador das condições climáticas mais extremas da Terra

Temperaturas de 40º abaixo de zero e acima de 60º, radiação solar artificial, chuva torrencial, 5 centímetros de neve por hora, a pressão e o oxigénio a 9 mil metros de altitude. Na área industrial de Bolzano, Itália, acaba de ser inaugurado um simulador que recria condições climáticas mais extremas do nosso planeta. 
 .

Inaugurado sexta-feira num parque industrial de Bolzano, o "TerraXcube" consegue simular todos os climas extremos da Terra, desde as mais intensas tempestades até às condições encontradas nos picos mais altos da Terra, e promete ser uma ferramenta relevante na investigação em diversas áreas, incluindo a medicina.

O simulador é constituído por dois espaços, o "Cubo Grande" e o "Cubo Pequeno", cada um com as suas câmaras de reprodução climática. Até é possível, conforme explicou, durante a inauguração Christian Steurer, diretor do projeto, simular o topo do Monte Evereste, o que um dos fundadores, Hermann Brugger, classifica como "um grande avanço para a medicina de emergência em grande altitude".

* Ciência extrema.

.

Sem comentários: