15/11/2018

.
HOJE  NO 
"JORNAL DE NOTÍCIAS/
/JORNAL DO FUNDÃO
Um milhão de euros para Aldeias Históricas
.terem turismo mais acessível

O Turismo de Portugal e as Aldeias Históricas de Portugal assinam hoje um contrato, em Idanha-a-Velha, que envolve um investimento de 1,06 milhões de euros e um financiamento de 957 mil euros, ao abrigo da Linha de Apoio ao Turismo Acessível.

Estes valores da linha do Programa Valorizar vão permitir desenvolver “condições de acessibilidade física e comunicacional” na rede de Aldeias Históricas de Portugal, tal como realizar ações de formação e sensibilização junto dos vários públicos-alvo, segundo informação oficial.
 .
CASTELO NOVO
Também serão criados percursos de visitação acessível em 12 aldeias e será elaborado o Plano de Promoção do Turismo Acessível nas aldeias, que integra um diagnóstico das necessidades de acessibilidade em 45 edifícios/monumentos e posteriores correções que sejam sinalizadas.

Nas novidades estarão também novos conteúdos de comunicação em “formatos alternativos”, como vídeos legendados em língua gestual no ‘site’ das Aldeias Históricas e uma ‘app’ com informações sobre restaurantes ou alojamentos, também com a opção de língua gestual e sinais internacionais.
A sinalética nas aldeias estará em braille, acessível a invisuais, ou com ‘QR code’, código digital, que remete para conteúdos na ‘app’ com audiodescrição ou língua gestual.
 .
SORTELHA
Estão envolvidas no projeto as aldeias de Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha, Trancoso.
O contrato será assinado na cimeira de Turismo promovida pela Associação Aldeias Históricas de Portugal, que deverá contar com a presença do ministro-Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, e da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.

* Conhecemos as aldeias indicadas na peça, todas têm história de Portugal, todas são lindas e algumas infelizmente quase despovoadas. 
A Rota das aldeias históricas é fantástica duma grande riqueza humana, aproveitem e visitem também o museu etnográfico de Idanha-a-Nova e o museu de Arqueologia do Fundão, sem esquecer as Aldeias de Xisto.
O interior do país merece a vossa visita.

.

Sem comentários: