31/10/2018

.
HOJE NO
"RECORD"
Médicos dizem que o calor pode matar atletas na maratona de Tóquio'2020

Apelam a que a prova comece mais cedo

Os responsáveis médicos do Japão apelaram esta quarta-feira à organização dos Jogos Olímpicos de Tóquio'2020 para que iniciem a maratona às 05:30, justificando que o forte calor, mesmo de manhã, pode "matar" atletas.
.

"Estamos seriamente preocupados", começou por referir Kimiyuki Nagashima, responsável máximo da Associação Médica do Japão, depois de Tóquio sofrer no verão uma vaga de calor sem precedentes.

A Associação pretende que a maratona, que deveria começar às 07:00, seja antecipada para as 05:30, pelo facto de o percurso passar em pontos de forte calor, que obrigariam à interrupção da atividade física.

As autoridades estão a estudar várias alternativas para contrariar os efeitos das temperaturas.

"O risco de um golpe de calor não é apenas para os atletas, mas também para o 'staff' e o público, o que exigirá um pedido anormal de serviços de urgência e que poderá ter consequências para o normal funcionamento das instituições médicas e doente regulares", acrescentou Kimiyuki Nagashima.

Este verão, em julho, o Japão, a península da Coreia e a China, bateram recordes de calor, com a cidade nipónica de Kumagaya a atingir os 41,1 graus centígrados, a temperatura mais alta registada no país.

* Não venham dizer que os médicos são alarmistas!

.

Sem comentários: