22/07/2018

.

HOJE NO 
"A BOLA"
Portugal bate Eslovénia (3-0) 
e Noruega (2-0) no Euro

A Seleção de Portugal, composta por Miguel Silva (Academia de Bilhar Miguel Silva), Bruno Sousa (Académica de Coimbra) e João Grilo (Sporting) estreou-se ao início da noite deste domingo com uma vitória por 3-0, sobre a Eslovénia, na ronda inaugural da prova por equipas dos Europeus de Pool, em Eindhoven (Holanda), e na qual a formação portuguesa de Seniores (mais de 40 anos), composta por Henrique Correia (Snooker Club Lisboa), Sérgio Silva (AB Gaia) e Manuel Pereira (Académica de Coimbra) venceu também, neste caso a campeã europeia, Noruega, por 2-0.
 .
Na disciplina de Bola 10 desta variante do bilhar, o madeirense Miguel Silva cilindrou (8-0) Jure Potocnik e fez o 1-0 para Portugal. Logo depois, João Grilo bateu Klemen Gradisnik na sempre complexa modalidade da Bola 9 por 9-3 e, na especialidade da Bola 8, Bruno Sousa suplantou Mitja Gradisnik por 8-2.

Também a Seleção de Seniores brilhou nesta estreia na prova por equipas, ante a campeã da Europa, ainda em prova mas agora atirada para as repescagens. Henrique Correia enfrentou, na disciplina de Bola 10, Dag-Joran Aralden, e fez o 1-0 para Portugal, com esclarecedor 7-2, naquela que foi a sua 13.ª vitória consecutiva em quatro dias de prova em Eindhoven: segue invicto.

Escassos minutos depois, Manuel Pereira fez o 2-0 para os Veteranos de Portugal e selou a vitória da Seleção de Seniores, ao vencer por 8-2 Jorgen Nielsen na Bola 9. De nada valia já à Noruega o duelo em curso na Bola 8, entre Sérgio Silva (AB Gaia) e Didrik Vatne: o norueguês vencia, nessa altura, por 3-2, mas não evitaria a vitória lusa fosse 1-2 ou 0-3), e o jogo foi suspenso na hora.

Portugal volta a jogar, quer em Seniores, quer em Absolutos masculinos, na quinta-feira, dia 26 do corrente mês (8 horas em Lisboa). A Seleção masculina defrontará a Dinamarca, os veteranos medem forças com o vencedor do Dinamarca-Polónia, que se joga apenas ma manhã de dia 23, segunda-feira (9 horas em Lisboa)

Henrique Correia em luta por segunda medalha
Segunda-feira, dia 23 promete emoções fortes, com Henrique Correia, de 52 anos, atleta do Snooker Club Lisboa e natural de Viana do Castelo, a uma vitória da segunda medalha nestes Campeonatos da Europa de Pool, que se iniciaram no dia 19 e decorrem até 31 nas 60 mesas montadas no NH Hotel, em Eindhoven (Holanda).

Depois do título conquistado na disciplina de Straight Pool (ou 14+1), sexta-feira, Henrique Correia defrontará (11 horas em Lisboa) nos quartos de final da Bola 10 do seu escação (seniores, mais de 40 anos) o húngaro Csaba Nagy, carrasco de Manuel Pereira (4-7) neste torneio individual.

E a vitória equivale a medalha: a presença nas meias-finais garante, no mínimo, o bronze, pois não há jogo de atribuição dos terceiro e quarto lugares, antes dois terceiros classificados.

Também a Seleção Feminina, composta por Sara Rocha (Académica de Coimbra) e Vânia Oliveira Franco (FC Porto) entra em ação: Portugal defrontará a Suíça (9 horas em Lisboa).

Refira-se que, em simultâneo com a evolução dos torneios por Equipas, de 24 a 26 do corrente mês (terça-feira a quinta-feira) irá decorrer a prova de Bola 8 masculina. Os Europeus de Pool encerram com as provas individuais da disciplina de Bola 9, de 28 a 31.

A Seleção Nacional nos Europeus engloba 12 atletas: nove já se estrearam em Eindhoven, falta o trio de jovens, João Barbosa (UD Paço de Sousa, Penafiel), Samuel Santos (Sporting) e Orlando Conde (AB Paços de Ferreira).

Os Europeus disputam-se ainda nos escalões de atletas em cadeiras de rodas, sub-17, sub-19, sub-21 e sub-23, nas quatro disciplinas do Pool, além dos concursos por Equipas.

* Mais valentes é difícil

.

Sem comentários: