03/04/2018

.
HOJE NO 
"DINHEIRO VIVO"
Taxa de desemprego cai para 
7,8% em fevereiro

A taxa de desemprego terá caído para os 7,8% em fevereiro, segundo indica a estimativa provisória do Instituto Nacional de Estatística.

Portugal tinha 406,8 mil desempregados em fevereiro, o que traduz um decréscimo de 2,6 mil pessoas face ao mês anterior. A confirmarem-se os dados provisórios divulgados esta terça-feira pelo INE, a taxa de desemprego terá ficado nos 7,8% em fevereiro, evidenciando uma quebra de 0,1 pontos percentuais em relação a janeiro. 
 .
O INE confirmou ainda que a taxa de desemprego (dados definitivos) ficou em janeiro nos 7,9%, refletindo uma diminuição de 0,1 pp em relação ao fecho de 2017 e de 2,2 pp em termos homólogos. Desde julho de 2004 que Portugal não registava uma taxa tão baixa.

De acordo com a autoridade estatística nacional, o número de desempregados em janeiro foi de 409,4 mil. São menos 3 mil do que em dezembro e esta quebra foi transversal às várias faixas etárias, ou seja, reflete uma quebra entre o desemprego jovem (15-24 anos) e entre a população ativa dos 25 aos 74 anos. 
Do lado da população empregada, o INE estima que tenham aumentado 0,1% em janeiro para as 4 777 mil pessoas, por comparação com os dados observados em dezembro de 2017. Já em termos homólogo, há a registar um acréscimo de 167,8 mil pessoas com trabalho. 
 Em fevereiro, apesar da descida da taxa de desemprego, o mesmo não se terá verificado em relação à população empregada, com o INE a avançar com um decréscimo de 2,4 mil pessoas face a janeiro.

* Tão mau como o desemprego é o baixo salário que o patronato feudal paga aos desgraçados dos trabalhadores portugueses.

.

Sem comentários: