18/01/2018

.
HOJE NO 
"DESTAK"
Zero fala em manipulação de dados

Associação ambientalista acusou ontem o Governo de manipular os dados relativos aos resíduos urbanos.

A associação Zero acusou ontem o executivo liderado por António Costa de manipular os dados dos resíduos urbanos, declarando como recicladas quase 270 mil toneladas que foram para aterros, recebendo assim mais dinheiro e apresentando um melhor desempenho. 
.
Em comunicado, a Zero refere que cruzou números da reciclagem que pediu à APA - Agência Portuguesa do Ambiente, na dependência do Ministério do Ambiente, com os totais de resíduos urbanos no Relatório de Estado do Ambiente de 2017: de acordo com a comparação, a APA declarou como recicladas 1,29 milhões de toneladas de resíduos urbanos em 2016, mas o total declarado pelos Sistemas de Gestão de resíduos Urbanos indica uma reciclagem total de 1,03 milhões de toneladas.

«Trata-se obviamente de uma manipulação grosseira dos dados da reciclagem que visa aumentar artificialmente a taxa de reciclagem com base numa realidade fictícia que infelizmente está muito desfasada da realidade que se encontra no terreno», acusa a associação.

A Zero salienta que «essas 268 709 toneladas que a APA considera como recicladas foram enviadas para aterro ou incineração e que, por isso, pagaram Taxa de Gestão de Resíduos ao Ministério do Ambiente». Além de receber esse dinheiro, a tutela pôde apresentar melhor desempenho ambiental, mas a Zero lembra que esta diferença significa 8% a menos na taxa de reciclagem oficial: 38%.

* A "ZERO" é uma associação idónea!

.

Sem comentários: