15/01/2018

.
HOJE  NO
"CORREIO DA MANHÃ"
Sismo de 4,9 assusta Portugal

Um sismo de 4,9 na escala de Richter foi sentido, esta segunda-feira, na Grande Lisboa.

 O epicentro do abalo, que aconteceu às 11h51, foi localizado a cerca de seis quilómetros a Norte-Nordeste de Arraiolos, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Em comunicado, o IPMA garante que o tremor não causou quaisquer danos pessoais ou materiais, mas foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) na região de Elvas.
 .
Este foi o maior sismo dos últimos 20 anos. A Proteção Civil corrobora esta informação, garantindo que não há vítimas ou estragos a lamentar. "Tivemos muitos telefonemas sobretudo dos comandos de Évora, Portalegre e de toda a faixa entre Lisboa e Coimbra. As pessoas sentiram o sismo e procuravam saber se tínhamos esse registo, se o tínhamos identificado. Importante é que não temos até ao momento registo de danos materiais ou pessoais", disse o comandante Pedro Araújo.

 Mais de uma hora depois, a ANPC ainda estava a receber telefonemas. "Mas o mais importante é que até ao momento não há registo de danos pessoais ou materiais", disse. No entanto, o CM sabe que parte de um telhado de uma casa em Alcáçovas, Viana do Alentejo, caiu após o abalo desta segunda-feira. Segundo fonte da GNR, não estava ninguém na habitação no momento do sismo, mas a população vizinha garante que a mesma é habitada.

O terramoto foi sentido em diversos locais de norte a sul do país. Ao Correio da Manhã estão a chegar relatos de locais como Sintra, Setúbal, Vimieiro, Odivelas, Caldas da Rainha e até Maia.

O Agrupamento de Escolas de Arraiolos (Évora) foi mesmo evacuado, como medida de prevenção, na sequência do sismo, indicaram fontes da escola e da câmara. Está previsto que as aulas retomem o seu normal funcionamento esta tarde de segunda-feira. José Manuel Pinto, do gabinete de informação da Câmara de Arraiolos, explicou que o plano de segurança do agrupamento escolar "foi acionado" e que "os professores e alunos saíram do edifício".

"Os professores seguiram as regras que estão definidas e levaram os alunos para um ponto de encontro que está estabelecido no plano de segurança", acrescentou. O tremor de terra também afetou terras vizinhas, em Espanha. Numa biblioteca universitária em Badajoz, o abalo foi sentido com tanta força que até foi gravado um vídeo a mostrar o que se passava.

* Foi um simples afago telúrico que a maior parte dos portugueses não sentiu.
Não houve tragédia portanto não há direito a beijoquiçes e a missas.

.

Sem comentários: