15/11/2017

.

HOJE  NO 
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
Isabel dos Santos exonerada da 
Sonangol pelo presidente de Angola

Após as mudanças nas administrações de várias empresas públicas, o presidente angolano afastou Isabel dos Santos da Sonangol. A petrolífera, segunda maior accionista da Galp e do BCP, tem novo presidente: Carlos Saturnino.

João Lourenço exonerou esta quarta-feira, 15 de Novembro, Isabel dos Santos, filha do anterior chefe do Estado, José Eduardo dos Santos, do cargo de presidente do conselho de administração da Sonangol. A informação foi avançada pela Lusa, que cita a Casa Civil do presidente da República, e confirmada pelo Negócios junto de uma fonte da petrolífera angolana.
 .
A informação foi tornada pública ao início da tarde no site oficial do Governo da República de Angola, mas não são apontadas razões para a exoneração da administração da petrolífera, accionista das empresas portuguesas Galp e BCP.

A agência de notícias dá conta que Isabel dos Santos vai ser substituída na liderança da petrolífera angolana por Carlos Saturnino, que foi exonerado do cargo de secretário de Estado dos Petróleos.

Carlos Saturnino foi presidente da Sonangol Pesquisa e Produção até Dezembro de 2016, altura em que foi afastado por Isabel dos Santos por "debilidades na gestão e consequente desvio de fundos".

Um sinal claro de que João Lourenço se preparava para afastar Isabel dos Santos foi dado quando o presidente de Angola não ratificou, há pouco mais de uma semana, as nomeações dos portugueses Susana Brandão e Emídio Pinheiro, ex-presidente do Banco Fomento Angola, para a administração da Sonangol.

No último mês avolumaram-se os rumores que davam conta da demissão eminente de Isabel dos Santos, que foi nomeada pelo pai para a presidência da petrolífera em 2016. Há duas semanas o rumor transformou-se mesmo em notícia tendo sido desmentido então, tanto pela Presidência de Angola como pela Sonangol.

Afastamento da família dos Santos
Isabel dos Santos tinha vindo a reagir de forma indirecta a esta situação através da sua conta oficial no Instagram. Numa publicação feita há cinco dias a empresária citava Aristóteles: "Há apenas uma maneira de evitar críticas: não faça nada, não diga nada e não seja nada".

Há dias, o Governo rescindiu o contrato de concessão atribuído à Bromangol, monopolista da área das análises laboratoriais de alimentos. Como o Negócios deu conta, a Bromangol é uma empresa com ligações a José Filomeno dos Santos, filho do ex-chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, que é também director do Fundo Soberano de Angola.

Já esta quarta-feira, e de acordo com a agência de notícias angolana, houve também ordens de João Lourenço para o cancelamento de contratos com duas empresas da área da comunicação social ligadas a dois filhos do antecessor José Eduardo dos Santos (Welwitchia dos Santos, "Tchizé", e José Paulino dos Santos, "Córeon Dú").

Antigo presidente da Sonangol entra no Governo
Regressando à Sonangol, a decisão não diz respeito apenas à presidente. Além de Isabel dos Santos, o presidente angolano, "usando dos poderes conferidos pela Constituição da República de Angola, tomou a decisão de exonerar" Eunice Carvalho, Edson dos Santos, Manuel Lino Carvalho Lemos e João Pedro dos Santos dos cargos de administradores executivos, bem como Sarju Raikundalia, até agora administrador não executivo, refere a Lusa.

Em substituição, além do novo presidente do conselho de administração, que será Carlos Saturnino, o presidente angolano nomeou, para administradores executivos, Sebastião Pai Querido Gaspar Martins, Luís Ferreira do Nascimento José Maria, Carlos Eduardo Ferraz de Carvalho Pinto, Rosário Fernando Isaac, Baltazar Agostinho Gonçalves Miguel e Alice Marisa Leão Sopas Pinto da Cruz. Mantêm-se José Gime e André Lelo como administradores não executivos.

Para o lugar de secretário de Estado dos Petróleos, o presidente angolano nomeou Paulino Jerónimo, que antes de Isabel dos Santos era o presidente da Sonangol.
.
Mudanças nas empresas públicas
João Lourenço tem vindo a promover exonerações em inúmeras empresas públicas angolanas. Aliás, para lá da nota que revela o afastamento da administração da Sonangol, existem comunicados relativos a mudanças na liderança de cargos de nomeação política em vários sectores.

Na comunicação social, houve exonerações e novas nomeações na Televisão Pública de Angola, na Agência Angola Press e na Radiofusão Nacional de Angola.

Nos diamantes, as alterações fizeram-se sentir na administração da Sodiam – Empresa de Comercialização de Diamantes, e na Endiama – Empresa de Diamantes de Angola. Da mesma forma, a cúpula do Banco Nacional de Angola também sofreu modificações por decisão do presidente angolano.

* A "aristotélica zeduzita" foi apeada, fantástico melga.

.

Sem comentários: