20/08/2017

.


O que precisa saber sobre 
Glúten 


Muitos daqueles que não consomem glúten não sabem, realmente, o que é essa proteína mas sabem que se sentem melhor quando evitam comer alimentos que contenham glúten 

Um dos principais benefícios quando se faz uma dieta sem glúten é a oportunidade de reinventar a maneira de comer, ou seja, para além de se 'livrar' do glúten, você vai acabar por descobrir uma grande variedade de nutrientes que o vão ajudar a sentir-se melhor.


Cinco conselhos para que possa colher os benefícios e evitar as armadilhas do glúten:

O glúten é uma proteína 


É uma proteína encontrada, naturalmente, no trigo e outros grãos, como cevada e centeio mas muitos alimentos como molhos de salada, misturas de tempero, vitaminas, também, contêm glúten.
  .

O glúten não está em todo o tipo de grão


O milho, o arroz, o trigo mourisco e a aveia são exemplos de grãos que não têm glúten. Os grãos integrais contêm vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras, e desde que não exagere nas porções, pode inclui-los na sua dieta para ajudar a perder peso e proteger a sua saúde.



Alimentos sem glúten podem, também, ser processados


Muitos acreditam que os alimentos processados contêm glúten mas, hoje em dia, já há produtos sem glúten que podem e são processados ou feitos com versões refinadas de grãos sem glúten, como é o exemplo do arroz branco.





Evitar o glúten pode ajudá-lo a sentir-se melhor mesmo se não sofrer da doença celíaca


As pessoas que têm a doença celíaca devem eliminar completamente o glúten, uma vez que até mesmo pequenas quantidades podem provocar dores de barriga e inchaço. No entanto, quem não tem esta doença também não está livre dos efeitos colaterais incómodos, incluindo sintomas semelhantes aos da gripe, inchaço e outros problemas gastrointestinais. Se tiver sensibilidade ao glúten, deve evitá-lo e monitorizar a forma como se sente quando o consome.

.

O que come quando está a fazer uma dieta sem glúten é tão importante quanto o que não come


Quando está a fazer uma dieta sem glúten deve equilibrá-la e por isso é importante salientar o que come. Existem vários grãos que não contêm glúten e por isso pode optar por substituir as massas por arroz integral, quinoa ou milho orgânico assado. Se costumava comer bolachas ou salgados ao lanche deve trocá-los por lanches mais saudáveis como vegetais frescos, frutas ou nozes, que não têm glúten.

*  FONTE: VISÃO


.

Sem comentários: