10/12/2016

.
ESTA SEMANA
NA "GERINGONÇA"
Maioria acha que Passos deve 
ser corrido antes das autárquicas

A maioria dos inquiridos de uma sondagem da Aximage acha que Passos deve ter a liderança disputada ainda antes das autárquicas. 45,1% do eleitorado acha que a corrida para a liderança deve acontecer de imediato enquanto 42,4% acha que o PSD deve esperar pelas autárquicas antes de desencadear a eleição interna.
.
No que diz respeito às preferências do eleitores, as coisas são ainda piores para Passos. 60,3% dos inquiridos consideram que Rui Rio daria um melhor líder para o PSD contra apenas 16,5% que prefere Passos Coelho. Santana Lopes não vai além dos 10,8% e Luís Montenegro recolhe apenas 6,5% das preferências.

Quando se circunscreve ao eleitorado do PSD, Rui Rio também está à frente mas desta vez apenas por 3 pontos percentuais: 43,6% dos eleitores do PSD prefere Rio e 40,7% prefere Passos, indiciando um partido profundamente dividido. No universo de eleitores do PSD é Montenegro quem fica em terceiro com 10,6%, relegando Santana para quarto com 3,2%.

A disparidade de preferência dentro e fora do universo do partido deve ser um argumento extra para Rui Rio esgrimir na guerrilha iniciada com a sua entrevista. Este resultado permitirá aos apoiantes de Rio afirmar que se o partido pretende crescer terá que ter um líder que seja capaz de alargar a base de apoio do partido e cativar eleitores que votaram noutros partidos nas últimas eleições.

* Passos Coelho anda a fazer um show na sua peregrinação pelo país, presumimos que procura local adequado para as celebrações do seu velório político.

.

Sem comentários: