15/11/2016

.
HOJE NO 
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Economia portuguesa surpreende com
. crescimento de 1,6% no terceiro trimestre

A economia portuguesa cresceu acima das expectativas mais optimistas dos analistas, com o PIB a acelerar para uma taxa de crescimento homóloga de 1,6% no terceiro trimestre.

O produto interno bruto (PIB) português avançou 1,6% no terceiro trimestre deste ano face ao mesmo período de 2015, mostram os dados publicados pelo INE. Em cadeia, a economia cresceu 0,8%.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), este bom resultado deveu-se essencialmente a uma aceleração mais forte das exportações do que das importações. Além disso, a procura interna deu também um contributo mais positivo para o PIB, reflexo de mais consumo de bens não duradouros por parte das famílias.

O desempenho da economia nacional bateu assim as estimativas dos analistas. Os mais optimistas apontavam para um crescimento de 1,3%, enquanto os mais pessimistas esperavam uma variação de apenas 1%.



Face ao trimestre anterior - em cadeia - o PIB avançou 0,8%. Uma aceleração significativa face aos seis primeiros meses do ano, quando cresceu 0,3% em cada um desses dois trimestres.

"Comparativamente com o segundo trimestre, o PIB aumentou 0,8% em termos reais (0,3% no trimestre anterior)", escreve o INE. "O contributo da procura externa líquida foi positivo, reflectindo o forte aumento das exportações de bens e serviços, enquanto a procura interna registou um contributo negativo."

Esta é a maior variação do PIB deste o terceiro trimestre do ano passado, que marcou o início da desaceleração da economia nacional, que se estendeu até metade deste ano. Numa análise em cadeia, este é o melhor resultado desde o quarto trimestre de 2013.

Esta é a estimativa rápida de PIB do INE, que apenas nos dá o valor da variação e uma avaliação qualitativa do comportamento das rubricas. Dentro de duas semanas saberemos exactamente que impacto teve cada uma das rubricas.
Os economistas ouvidos pela Lusa antecipavam um crescimento de 0,3% face aos três anteriores e 1,1% em termos homólogos.

Este desempenho da economia surge depois de, entre Abril e Junho, a economia nacional ter crescido 0,9% em termos homólogos e 0,3% em cadeia. Os mesmos valores que já tinham sido observados no primeiro trimestre do ano.

Recorde-se que o Governo previa um crescimento económico de 1,8% para 2016, tendo revisto esse valor fortemente em baixa para 1,2%, quando apresentou o Orçamento do Estado para 2017.

Por trás do maior pessimismo em torno da economia está uma procura interna que não está a evoluir ao ritmo que o Governo tinha desenhado. O investimento, em concreto, apresentou alguns dos piores números dos últimos anos, com duas contracções consecutivas no primeiro e segundo trimestre do ano.

* Tadinhos, tadinhos dos liderizinhos da oposiçãozinha.

.

Sem comentários: