23/07/2016

.

ESTA SEMANA NA
"GERINGONÇA"

IEFP: 
Desemprego registado volta a cair
 de forma significativa em junho

O desemprego registado voltou a descer de forma expressiva no mês de junho. Depois de ter caído 28 mil em maio, em junho o número de desempregados registados pelo IEFP caiu mais de 23 mil para 511 mil.
.

Esta redução é tanto mais significativa porque não é feita com recurso a “ocupados” (estágios e empregos inserção) como aconteceu nos últimos dois anos. O número de ocupados é inferior em 37% ao registado no mês homólogo de 2015: menos 57 mil pessoas em programas ocupacionais.

É ainda indiscutível que a sazonalidade terá um forte contributo para esta descida e que o número permanece elevado. Contudo, apesar de muito elevado, este é o valor mais baixo dos últimos sete anos. Para encontrarmos um número equivalente de desempregados registados nos centros de emprego teríamos de recuar ao verão de 2009.

Destaca-se ainda o comportamento registado durante o presente ano. Depois de o desemprego ter aumentado até o final de 2015, em fevereiro de 2016 a tendência inverteu-se e desde então o número de desempregados registados reduziu-se em 65 mil.

* Sempre demos descrédito aos números do IEFP difundidos durante o governo anterior e o organismo continua para nós desacreditado. Brincar com os números é fácil acabar com o sofrimento de quem não  arranja trabalho é doloroso, isto porque se "assassinam" das listas os desempregados de longa duração, os desempregados a quem o IEFP propositadamente desmotivou e deixaram de registar a sua inscrição e porque o IEFP considera que um desempregado a "estagiar" já está empregado. Chama-se BATOTA!
A verdade é que há mais desemprego.

.

Sem comentários: