12/07/2016

.

ROCKABILLY















Rockabilly é um dos primeiros sub-gêneros do rock and roll, tendo surgido no começo da década de 1950.

O termo "rockabilly" é um conjugação de rock e hillbilly, este último uma referência à música country (que costumava ser chamada de música hillbilly nos anos 40 e 50), que contribuiu enormemente ao desenvolvimento do gênero. Podem ser citados como principais expoentes do estilo Jerry Lee Lewis, Carl Perkins, Elvis Presley, Buddy Holly, Bill Halley, Johnny Cash, Gene Vincent, Wanda Jackson, Eddie Cochran e Johnny Burnette.

Um banda típica de rockabilly inclui geralmente um cantor, uma guitarra elétrica, uma bateria (muitas vezes reduzida a uma caixa, um bumbo e um prato) e um contrabaixo executando um slapback e/ou às vezes um pizzicato.

A influência e a notoriedade do estilo desvaneceram-se nos anos 60 com o surgimento da invasão britânica e o sucesso da Motown, mas durante o final dos anos 70 e começo dos 80 o rockabilly passou por uma recuperação em sua popularidade que permanece até os dias de hoje, frequentemente vinculada a uma subcultura própria.

As fotografias  reproduzidas acima representam o erotismo da moda ROCKABILLY.


RUBY ANN
JÓIA DO ROCKABILLY
"De volta a Coimbra" 



Na década de 90 do século XX, Ana Catarina era uma jovem estudante de Artes em Coimbra. Interessou-se pela música e pela imagem dos anos 50. Não tinha 20 anos e era já a vocalista de uma banda de rockabilly que começou a rolar pelas estradas de Portugal e da Europa.

Torna-se Ruby Ann.
Pouco depois parte para França e inicia uma carreira que a vai levar aos Estados Unidos e ao Japão. Vive entre a Europa e os States e percorre os circuitos dos festivais e clubes. É considerada a "jóia do rockabilly", mas não volta a actuar em Portugal. Numa brevíssima passagem pela sua cidade, a ESEC TV conversou com ela nas vésperas de mais uma tournée europeia e fomos encontrar uma Ruby Ann mais madura e a criar a sua própria editora.

FONTE: canalesectv


..

Sem comentários: