17/06/2016

.

HOJE NO  
"DIÁRIO ECONÓMICO" 

Bruxelas rejeita envolvimento 
em eventual auditoria à CGD

A Comissão Europeia negou hoje qualquer envolvimento numa eventual auditoria à Caixa Geral de Depósitos (CGD), salientando que apenas avalia planos financeiros no âmbito de ajudas estatais.
 .

"A Comissão não é um auditor nem realiza auditorias", disse o porta-voz do executivo comunitário para a Concorrência, Ricardo Cardoso, à Lusa, quando questionado sobre notícias hoje divulgadas sobre uma eventual intenção de Bruxelas e do Banco Central Europeu de realizarem uma auditoria à CGD antes de haver uma decisão sobre a recapitalização do banco público.

"O que podemos fazer em casos de auxílios estatais é uma avaliação aprofundada de um plano financeiro apresentado por um Estado-membro ou, por exemplo, pedir mais informações ao Estado-membro. Mas a Comissão nunca realiza por si uma auditoria financeira ou forense", salientou Ricardo Cardoso.

Questionado sobre se tencionam pedir mais informação a Lisboa sobre a CGD, o porta-voz adiantou que a Comissão Europeia "está em contacto com as autoridades portuguesas".

Hoje a TSF avança que os organismos liderados por Mario Draghi e Jean-Claude Juncker ponderam uma auditoria à CGD antes de darem luz verde ao pedido de recapitalização.

O PSD também já avançou com a noticia de que vai pedir uma Comissão Parlamentar de Inquérito à CGD. 

*  A Comissão Parlamentar de Inquérito proposta por PSD tem um carácter "pidesco" e vingativo, apesar de o grupo laranja se esquecer que nos últimos 20 anos só esteve 18 na liderança da instituição.


.

Sem comentários: