06/03/2016

.
ESTE MÊS NA
"EXAME INFORMÁTICA"

Macacos controlam cadeira de rodas
 com o cérebro

Investigadores da Duke University criaram uma cadeira de rodas que pode ser controlada pelo pensamento e usaram macacos para demonstrar o protótipo.

A equipa de investigadores implantou uma BMI, de Brain Machine Interface, em vez de optar pelos “tradicionais” capacetes de EEG. A técnica de implantação permite que o controlo seja feito com muito menos atrasos, mas é mais invasiva, explica o Engadget.
 .

Os controladores são implantados no cérebro e foram usados, primeiro, para registar a atividade cerebral dos macacos enquanto andavam na cadeira de rodas. A partir desta gravação, a equipa conseguiu criar um algoritmo para traduzir as intenções dos macacos em sinais elétricos para comandar a cadeira.

Em menos de um dia os macacos já conseguiam controlar a cadeira de rodas com o pensamento e rapidamente se tornaram eficientes a levar a cadeira rapidamente até à recompensa: uma taça de fruta colocada aleatoriamente na sala do laboratório.

* Temos uma profunda admiração pelo desenvolvimento tecnológico,abominamos a utilização de animais para os testes, para a outra vez usem as cabecinhas dos progenitores ou dos filhos e netos. 

.

Sem comentários: