23/02/2016

.
HOJE NO
"i"

Magistrado suspeito por ter arquivado
. inquérito a vice de Angola

O procurador da República Orlando Figueira, que hoje foi detido pela Polícia Judiciária, é suspeito de ter recebido ‘luvas’ para arquivar, em 2011, um inquérito que visava Manuel Vicente. 

O VICE DE zedu
Vicente, vice-Presidente da República de Angola, era na altura da abertura do inquérito em causa, em 2011, presidente da Sonangol. O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) recebeu então notificações de bancos, ao abrigo da legislação de prevenção do branqueamento de capitais, de que Manuel Vicente fizera uma série de elevadas transferências de dinheiro para Portugal, tendo comprado frações do edifício Estoril Residence. 

Orlando Figueira fixou como titular do inquérito, que acabou por arquivar. Depois, a 1 de setembro de 2012, o magistrado suspendeu as funções de magistrado, com licença sem vencimento autorizada pelo Conselho Superior do Ministério Público, tendo ido trabalhar para o BCP. 

Na investigação de que é agora alvo, descobriu-se que Orlando Figueira recebeu transferências de dinheiro em contas de que é titular no Banco Privado Atlântico (instituição angolana), transferências essas feitas através da Primegest, que tem capital da Sonangol.

* No melhor pano, a PGR, cai a maior nódoa.

.

Sem comentários: