31/01/2016

.
ESTA SEMANA NO
"SOL"
Já há ‘mulas’ de dólares que voam
 de Portugal para Angola

Com o mercado informal, ganha quem consegue viajar e trocar dólares em Portugal.

As dificuldades que muitos cidadãos angolanos e portugueses estão  a sofrer constituem uma oportunidade para um grupo que aproveita as oportunidades à margem da lei.
 .
CORRUPTO MOR

Ao SOL, Albano Ribeiro, presidente do Sindicato da Construção Civil, denuncia a existência de ‘mulas’ para transportar dólares. «Há angolanos a vir comprar dólares a Portugal para vender lá com um câmbio três a quatro vezes mais caro».

Segundo a legislação bancária angolana, os residentes no país podem «livremente transportar consigo à entrada e saída do território nacional moeda estrangeira cujo montante não ultrapasse o equivalente a USD 15 mil ou o seu equivalente em outra moeda estrangeira». Já os não residentes têm um limite de 10 mil dólares.

Mas estes limites não são um impedimento para o negócio. «Como há um limite por pessoa, vêm várias pessoas. São 10 mil dólares a multiplicar por 50 ou 100 pessoas que cá vêm», garante Albano Ribeiro.

Este esquema acaba por piorar a vida dos mais desesperados em Angola, uma vez que «os trabalhadores já estão mal e ainda ficam pior porque pagam três vezes mais pelo dólar».

* Esta é mais uma actividade da corrupção que grassa em Angola, com a aprovação do "zedu"

.

Sem comentários: