25/01/2016

.


HOJE NO  
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

O colégio dos soldados de Deus

Os Arautos do Evangelho dependem diretamente do Papa. Vestem-se de uma forma militarizada, têm formas invulgares de viver, rezar e estudar. No único colégio que possuem em Portugal cada aluno reza diariamente o rosário.

Nem bom dia, nem boa tarde. Nas casas da Associação Internacional de Direito Pontifício Arautos do Evangelho todos se cumprimentam com a expressão "Salve Maria". "É uma forma de louvar Nossa Senhora", explica o padre Luís Henrique, o responsável pelo colégio que a organização tem em Guimarães e que, desde que foi criada há três anos, se mantém nos três primeiros lugares do ranking das escolas elaborado pelo JN.
.
A FARDA DA MOCIDADE PORTUGUESA ERA MAIS BONITA
O colégio, localizado em Sezim, rodeado de árvores e de fortes medidas de segurança nos seis mil metros de área construída (câmaras de filmar, enormes portões e vedações), é frequentado por 16 raparigas e 14 rapazes.

As raparigas vivem numa casa dos Arautos, em Barcelos, e os rapazes habitam uma casa junto ao santuário do Sameiro, em Braga. Todas as manhãs, são transportados para Guimarães onde passam o dia. Rapazes de um lado e raparigas do outro. Sem misturas.

Com casas em Lisboa, Porto, Braga e Setúbal, a organização está dividida em três ordens: "A primeira, composta pelos homens, a segunda, composta por mulheres e a terceira de que fazem parte as famílias", explicou ainda o padre Luís Henrique.

Em Portugal, serão cerca de 30 mil as famílias que fazem parte dos Arautos. O colégio foi criado para "acolher" os filhos dessas famílias. Para frequentar a escola (cuja mensalidade ronda os 500 euros), os jovens têm que passar algum tempo nas casas da organização e participar nas atividades. "Se estiverem integrados, podem vir para o colégio. Se não, vão frequentar outras escolas porque não queremos ninguém contrariado", afirmou a mesma fonte.

Sem matrículas abertas, os jovens que frequentam o colégio interno são "escolhidos" pelos Arautos, tal como todos os membros da associação criada no Brasil por um sacerdote carmelita. Usam farda: botas até ao joelho e uma espécie de túnica com uma cruz estilizada que remete para os Cruzados. À cinta, usam uma corrente "que significa a escravidão a Nossa Senhora" e que tem, preso, um terço. A cruz que usam na roupa é vermelha "em representação do sangue de Cristo", branca "em sinal de pureza" e dourada "representado o bem e a nobreza de sentimentos".

Diariamente, cada Arauto reza o rosário (cinco terços) e faz "a adoração ao Santíssimo Sacramento". Antes do início das aulas, os alunos cantam o credo. Quem frequenta o colégio não tem necessariamente que seguir a vida religiosa e ser "padre ou freira".

* Quase, quase as SS do papa, a Francisco só falta acrescentar o sobrenome "Torquemada".
"HEIL FRANCISCO"


.

Sem comentários: