20/01/2016

.
HOJE NO 
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Hillary começa a perder sondagens
 para Sanders

A subida de popularidade de Bernie Sanders nas primárias democratas compromete cada vez mais a nomeação da senadora Hillary Clinton para candidata do partido à Casa Branca.

O senador Sanders, segundo uma sondagem da CNN divulgada ontem, tem o apoio de 60% dos eleitores democratas no estado de New Hampshire – com primárias marcadas para 9 de Fevereiro –, enquanto Clinton só recolhe a preferência de 33%. 
 .

O resultado representa um aumento de dez pontos percentuais de Sanders face a Novembro e mostra o ascendente que o senador do Vermont, de 74 anos, tem ganho nos debates televisovos com a antiga primeira dama.

No debate mais recente, que teve lugar no dia 17, Sanders foi apontado pelos telespectadores como o vencedor claro, ao afirmar que Clinton tem “fortes ligações” às instituições financeiras de Wall Street. O enfraquecimento do apoio a Hillary ficou ainda demonstrado ontem, na primeira sessão do encontro de Davos, quando o multimilionário e activista ambiental Tom Steyer, que tem sempre apoiado a causa democrata, afirmou que “ainda não estou preparado” para dar o apoio à candidatura da antiga primeira dama.

Do lado republicano, o dia de ontem foi marcado por um mais um triunfo do polémico magnata Doland Trump, quando a antiga governadora do Alasca e ex-candidata do partido republicano à vice-presidência dos EUA, Sarah Palin, saiu a público para apoiar a sua candidatura à Casa Branca.

“Estou orgulhosa de apoiar Donald Trump para presidente”, disse Palin durante um comício realizado no Estado do Iowa. Em resposta, Trump afirmou que, caso seja eleito, “certamente que haverá um lugar para Palin” na sua futura administração. O apoio de uma figura tão importante - que é das personalidades favoritas do movimento conservador ‘Tea Party’ - fez disparar o apoio a Trump, que já era o favorito à liderança republicana. Segundo as mais recentes sondagens, realizadas no estado da Flórida, o magnata é já o preferido de 48% dos eleitores republicanos, enquanto o adversário mais próximo, o senador Ted Cruz, não passa dos 16%.

As primárias em ambos os partidos arrancam a 1 de Fevereiro com o ‘caucus’ no Iowa, durando o processo até Junho. 

* O sr. Trumpa é que não!

.

Sem comentários: