10/12/2015

.


  HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

"Guerra" entre PS e PSD 
poderá bloquear nomeações

Eleições por maioria de dois terços no Parlamento estão dificultadas pelo corte da esquerda com a direita no Conselho de Estado 

A possibilidade de existirem duas listas de candidatos a representantes do Parlamento no Conselho de Estado, já admitida pelo presidente do PS, poderá trazer bloqueios importantes nas eleições da Assembleia da República para os órgãos externos. O PSD não terá gostado do posicionamento do PS, que veio defender que as cinco personalidades que a AR terá de escolher para o Conselho de Estado devem refletir uma realidade parlamentar "que entretanto mudou", pelo facto de a esquerda ser maioritária.
.
 Assim, as negociações que dependem de uma maioria de dois terços no Parlamento poderão ficar bloqueadas, uma reação da direita às eventuais mudanças na lista do Conselho de Estado. Nomeações como as dos seis juízes do Tribunal Constitucional, que terão de ser substituídos em abril, podem terminar num braço de ferro, e o mesmo deverá acontecer como a escolha dos representantes do Conselho Económico e Social: o presidente tem de ser eleito no início do próximo ano.

Ouvido pelo jornal i, o líder da distrital do PSD deixa o aviso: "É perigoso o caminho que o PS está a seguir", refere Bruno Vitorino, sem esconder que a maioria de esquerda levará a um "aumento das clivagens" com a direita, tornando todas as eleições mais difíceis para o PS.

A "guerra" entre direita e esquerda poderá levantar dificuldades também na eleição do provedor de Justiça e dos representantes do Parlamento no Conselho Superior da Magistratura.

* A direita parlamentar deste país parece uma moreia, tal é a avidez pelo "tacho" que nem os resultados eleitorais respeitam.


.

Sem comentários: