17/10/2015

.
HOJE NO
"A BOLA"

FIFA
Alemanha acusada de subornar a FIFA
. para a organização do Mundial 2006
 .
A Alemanha está a ser acusada de ter comprado votos à FIFA para poder organizar o Campeonato do Mundo de 2006. Quase uma década depois da competição, uma investigação do ´Der Spiegel´ revela agora que o Comité de Candidatura germânico está a ser investigado pelo alegado suborno.

De acordo com a revista semanal alemã, tudo aconteceu quando Robert Louis-Dreyfus colocou, no ano 2000, cerca de 13 milhões de francos (mais de seis milhões e meio de euros) numa conta mascarada do comité de candidatura.

O valor terá servido como suborno ao comité para que os germânicos fosses os organizadores da competição da FIFA. Nesse mesmo ano, a 6 de julho, foi anunciado que a Alemanha tinha sido o país vencedor, mas os valores do «empréstimo» de Robert Louis-Dreyfus, na época executivo da Adidas, nunca apareceram nos orçamentos do comité.
.
O Der Spiegel revela que os cerca de 6,7 milhões de euros foram usados para comprar os votos de quatro representantes asiáticos, dentro do Comité Executivo da FIFA, que se juntaram aos representantes europeus no voto pela Alemanha. Já Charles Dempsey, representante neozelandês, absteve-se inesperadamente, o que valeu a vitória da Alemanha.

A mesma revista alemã adianta ainda que um ano antes do Mundial, em 2005, Robert-Louis Dreyfus pediu o «empréstimo» de volta e Franz Beckenbauer e Wolfgang Niersbach, presidente e vice-presidente do comité organizador, tentaram encontrar uma forma de devolver os fundos ilícitos sem levantar suspeitas.

Beckenbauer e Niersbach terão, na altura, contado com a colaboração da FIFA na devolução do dinheiro.

Entretanto, a Federação Alemã de Futebol (DFB) já se pronunciou sobre as acusações, admitindo o pagamento de 6,7 milhões de euros por parte do Comité Organizador do Mundial à FIFA, apesar de assegurar que o valor pago não era relativo à atribuição do Mundial de 2006 à Alemanha.

* Na "fantástica" Alemanha começa a revelar-se a sua prodigialidade em vigarices, ele é a Volkswagen, agora a Federação de futebol, o que virá a seguir...


.

Sem comentários: