28/08/2015

.


628
Senso d'hoje

ALEXANDRA LENCASTRE
ACTRIZ DE TEATRO E TV
3O ANOS DE CARREIRA   
SOBRE SI

Não sou uma actriz dramática nem cómica. E, por isso, senti sempre necessidade de trabalhar com pessoas diferentes, com propostas diferentes, para não cristalizar. Desde muito jovem que senti que se trabalhasse muito tempo numa companhia, ia ficar muito cristalizada naquele género. Eu própria acharia que era redutor. Talvez olhe para trás e veja uma carreira que pode parecer um pouco diletante, mas tem a ver com a busca desta versatilidade de que falo. Na verdade, fazer novelas é um trabalho muito transversal e que chega a pessoas a quem não podemos chegar de outra maneira. Isso também é uma missão, chegar às pessoas, emocionar as pessoas, fazê-las sair um bocadinho da sua realidade. Elas acompanham-nos ao longo da nossa vida, e nós ao longo da delas. Claro que não faço só por isso. Ganha-se bem em televisão. Ganha-se incomparavelmente menos em teatro. Cada vez menos. Mas a principal razão foi querer estar mais tempo com as minhas filhas.

SOBRE A "PILAR"
O racismo é um tema forte e eu, como actriz, ofereci alguma resistência. Tinha medo do que me podia acontecer. Mas a verdade é que é tão ofensiva que as pessoas acabam por achar graça. Além disso, acho que tenho muita facilidade em verbalizar o que sinto, e que as pessoas também me vão conhecendo e percebem que a actriz e a personagem não são a mesma coisa.

Cresci muito dividida entre os valores da família do meu pai e da minha mãe e estamos a falar de valores, muitas vezes, completamente diferentes. A minha infância foi mais passada com a família da minha mãe [pausa]. E ela era uma rapariga no meio de quatro rapazes, teve uma educação completamente diferente.
 E, passados 40 anos, sinto que vejo as coisas a funcionarem da mesma maneira. Os homens protegem-se mais e, para ser completamente sincera, digo que preferia ter nascido homem.

* Excertos de entrevista ao "i" 

** É nossa intenção, quando editamos pequenos excertos de entrevistas, suscitar a curiosidade de quem os leu de modo a procurar o site do orgão de comunicação social, onde poderá ler ou ver a entrevista por inteiro. 

.

Sem comentários: