10/03/2015

.
HOJE NO 
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Só três vistos ‘gold' criaram emprego

Dados de Fevereiro mantém a tendência: chineses e brasileiros dominam pedidos de residência em Portugal em troca, quase sempre, de investimento imobiliário. 

Desde a sua criação, foram atribuídas 2203 autorizações de residência para estrangeiros ao abrigo deste programa num investimento total de mais de 1,3 mil milhões de euros.

De acordo com dados disponibilizados pela APEMIP - Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal - foram concedidos até ao final de Fevereiro um total de 2.203 autorizações de residência a estrangeiros ao abrigo do programa de vistos ‘gold'. Em termos de investimento total, desde a sua criação os vistos ‘gold' já trouxeram para o país cerca de 1,3 mil milhões de euros, segundo explica o presidente da APEMIP, Luís Lima, sendo que a aquisição de bens imóveis supera já os 1,2 mil milhões de euros.
 .
Do total de vistos concedidos, cerca de 95% foram atribuídos no âmbito da aquisição de bens imóveis, com um total de 2.088 autorizações  concedidas. 
Contudo, do total de vistos ‘gold' já atribuídos apenas três deram origem à criação de mais de 10 postos de trabalho. De salientar que a atribuição de vistos 'gold', criados no âmbito do programa de Autorização de Residência para Actividade de Investimento em Portugal (ARI), é feita mediante três requisitos: aquisição de bens imóveis de valor igual ou superior a 500 mil euros, a transferência de capitais no montante igual ou acima de um milhão de euros e a criação de, pelo menos, 10 postos de trabalho.

Do total de 188 vistos ‘gold' já atribuídos desde o início de 2015, a grande maioria ocorreu em Fevereiro, mês em que 103 estrangeiros beneficiaram deste programa. Um valor que fica aquém da média mensal de 127 vistos deste âmbito atribuídos em 2014.

Para Luís Lima, estes números confirmam que, ao contrário do que tem sido publicado na imprensa recentemente, não existiu nenhuma quebra brutal no número de vistos atribuídos relacionada com a Operação Labirinto. "Este tipo de notícias faz-nos tirar ilações erradas sobre o real impacto que este escândalo teve na confiança de potenciais investidores estrangeiros. É natural que tenha havido uma retracção, na medida em que o impacto mediático deste escândalo foi brutal, mas sem as dimensões dramáticas de que se falou".

Em termos de geografias, os chineses mantêm-se no topo da lista dos cidadãos que mais procuram este programa do governo português, com um total de 1777 vistos concedidos, mas o grande destaque vai para o Brasil, que se segue na lista com um total de 74 autorizações de residência concedidas. "Os chineses continuam, sem grandes surpresas, a ocupar o topo da lista, o que acontece desde a criação deste programa. Já o Brasil passou a ocupar o segundo lugar, algo que eu já previa desde o ano passado, especialmente depois de uma missão que fiz a este país, em que senti um interesse crescente pelo imobiliário português e pelos programas de captação de investimento que temos no país, tal como transmiti nesta mesma altura. Daqui para a frente, acredito que o investimento brasileiro terá um crescimento acentuado", declarou o responsável da APEMIP.

* O sr. Vice-primeiro ministro da inutilidade deve estar feliz.

.

Sem comentários: