20/12/2014

SANDRA CARDOSO

.




Falamos a partir de dia 12?

Quando é que se pode falar a sério? Podia ter sido no Orçamento Regional, mas é para 12 dias. Podia ter sido na campanha para eleger o sucessor de Alberto João Jardim no PSD, mas os seis candidatos preferiram o combate ad hominen. Seis candidatos e nem sequer meia dúzia de ideias. 
 
Podia ter sido agora, por pressão dos madeirenses, mas a falta de cor na iluminação tem sido uma arrelia maior. Prioridades.

Questão para queijinho: Como é que o futuro Governo Regional (ou quem se propõe  sê-lo) pretende resolver a situação financeira da Região? O PSD (todo) sabe que o futuro passa pela solidariedade do Estado. A oposição também. Mas porque é que ninguém diz nada. Quando é que este tema vem para cima da mesa? Já os estou a ver a garantir que a situação é pior que o esperado. Toda a gente sabe o estado das finanças regionais, não há surpresa, apenas dívida (da que saiu debaixo do tapete e a outra) para gerir, e isso não é brincadeira de crianças.

Quantos meses demorará até o novo Governo Regional apontar armas a Lisboa, de dedo em riste contra o Governo da República, pela maldade de deixar os madeirenses a pão e água? Seja um Governo da actual oposição ou da maioria de sempre.

Quem é que se chegou à frente com um modelo que permita a Região ultrapassar o problema crónico de ter mais despesa que rendimento e estar a milhas da sustentabilidade económica? Mais hotéis? A Zona Franca? Falemos a sério... Não há dinheiro para o que se gasta e não basta dizer que o Estado tem de pagar saúde e educação. A autonomia não é só ficar com a parte boa e chutar a má para os outros. É responsabilidade e maturidade que até agora houve pouco.

Mas para quê falar nisso? Realmente, as luzes... Falta cor e pujança. Estão à imagem e semelhança de tudo o resto.
Boas Festas.

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS DA MADEIRA"
18/12/14


.

Sem comentários: