23/12/2014

.

HOJE NO
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

Já acordo para entre os municípios envolvidos 
Circunvalação vai ser requalificada 

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, revelou que já está "consensualizado" um acordo com os municípios de Matosinhos, Maia e Gondomar para a requalificação urbana da estrada da Circunvalação. 
 .

O autarca, que falava na sessão da extraordinária da Assembleia Municipal do Porto, não deu detalhes sobre a intervenção prevista, mas o vereador portuense do Urbanismo, Correia Fernandes, disse à agência Lusa que se baseará em "pequenas obras" para que a Circunvalação seja "mais atrativa" para os peões. 

Na maior parte do seu percurso, esta via urbana rodoviária serve de fronteira entre os três concelhos. É atravessada por duas autoestradas e nas suas margens erguem-se equipamentos sociais de grande dimensão como o Hospital de São João.

 O perfil da via irá manter-se. Correia Fernandes frisou que as principais intervenções incidirão na "malha fina", não estão previstas grandes obras e haverá preocupação em reforçar a ligação urbana entre os quatros municípios. Vão ser arranjados os passeios e a placa central, podendo esta acolher uma ciclovia. Gondomar salvaguardou a possibilidade de um dia ser construída uma segunda linha de metro entre o município e o Porto, um projeto entretanto suspenso pelo atual governo. 

A Circunvalação poderá passar a chamar-se "Circunligação", resumiu Correia Fernandes. O vereador adiantou ainda que o próximo passo, previsto já para janeiro, será a constituição de um "grupo técnico" que irá detalhar a requalificação daquela via, que tem sido sucessivamente adiada, nomeadamente, por divergências entre o ex-autarca portuense Rui Rio e o seu homólogo de Matosinhos, Guilherme Pinto. 

Correia Fernandes não se comprometeu com uma data para o início das obras e disse esperar que o investimento possa ser pago com dinheiro europeu. 

* É muito importante que municípios vizinhos  unam esforços para benefício das populações, um bom exemplo, o da notícia.


.

Sem comentários: